GAB: A
Os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo são de origem tipicamente açoriana. Inclusive, os primeiros recrutados para povoar Macapá, em 1752, eram famílias portuguesas de origem açoriana.
DETALHE!
No Amapá atual os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo acontecem todo ano em duas localidades: em Macapá (entre o Sábado de Aleluia e o Domingo do Senhor - o primeiro domingo após Corpus Christi) e em Mazagão Velho (em agosto), pelo menos desde o final do século XIX.
Acontece que hoje em dia, em Macapá, esse festejo popular é mais divulgado com o nome de "Ciclo do Marabaixo", porque é durante esse festejo mais que centenário que acontecem as tradicionais rodas de marabaixo: são as comunidades negras do Laguinho e da Favela que mantêm a tradição de homenagear o Divino Espírito e a Santíssima Trindade com missas, novenas e ladainhas (na parte religiosa), rodas de marabaixo, bailes e almoços (na parte profana). Em Mazagão Velho, é também a comunidade negra dessa vila histórica que mantém a Festa do Divino com missas, novenas, ladainhas, rodas de marabaixo, procissões e com a coroação da Imperatriz. Mas a Festa do Divino de Mazagão Velho é pouco conhecida ou divulgada, mesmo no Amapá.
Ciclo do Marabaixo 2019: https://selesnafes.com/2019/04/comeca-mais-um-ciclo-do-marabaixo-veja-a-programacao-de-2019/
Missa do Divino e Coroação da Imperatriz em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=OQmkfV5wngk
Marabaixo de Rua em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=Xz5GHyNFyAg