Gabarito letra D. Fundamento:
Nutrição parenteral (NP) : é a infusão intravenosa de nutrientes diretamente na circulação sistêmica, ultrapassando o trato gastrointestinal.
Já a terapia de nutrição enteral (TNE) envolve o trato gastrointestinal. Pode ser por via oral, indicada sempre que o paciente tiver o TGI funcional e puder engolir com segurança e a alimentação por sonda enteral para as situações em que o suporte nutricional oral é limitado.
Nutrição Parenteral
Geralmente, deve ser indicada quando há contraindicação absoluta para o uso do trato gastrointestinal (inacessível ou não funcional), como por exemplo:
. Obstrução intestinal.
. Síndrome de intestino curto (insuficiência intestinal).
. Fístulas enterocutâneas de alto débito.
Quando o indivíduo apresentar desnutrição moderada ou grave e após 24-72 horas a oferta por via enteral for insuficiente.
COMPLEMENTO: A terapia nutricional tem como principais objetivos prevenir e tratar a desnutrição, preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico, melhorar a resposta imunológica e cicatricial, modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico, prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas decorrentes do tratamento e da doença, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir o tempo de internação hospitalar, reduzir a mortalidade e, consequentemente, reduzir custos hospitalares
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia.
FONTES: Manual de terapia nutricional na atenção especializada hospitalar no âmbito do SUS. 2016. &
https://www.fresenius-kabi.com/br/documents/compendio2018corrigido.pdf