SóProvas


ID
281461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Acerca do procedimento especial da ação de consignação em
pagamento, do litisconsórcio e da prova testemunhal, julgue os
itens seguintes.

Na ação de consignação em pagamento, é compulsória a procedência do pedido quando decretada a revelia do réu, sendo esta uma imposição do próprio Código de Processo Civil ao juiz.

Alternativas
Comentários
  • EM QUE PESE INTELIGÊNCIA DO ART. 897, É CERTO QUE A REVELIA GERARÁ  UMA PRESUNÇÀO RELATIVA QUE PODERÁ SER EXCLUIDAS POR OUTRAS CIRCUNSTANCIAS DOS AUTOS BASEADAS NO PRINCÍPIO DO LIVRE CONVESIMENTO MOTIVADO QUE GUIRÁ O MAGISTRADO.

    FUNDAMENTOS:

    Art. 897. Não oferecida a contestação, e ocorrentes os efeitos da revelia, o juiz julgará procedente o pedido, declarará extinta a obrigação e condenará o réu nas custas e honorários advocatícios.
    RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL RECONVENÇÃO. REVELIA. EFEITOS. SÚMULA 07/STJ. I – Conquanto, em princípio, tenha aplicação o art, 319 do CPC ao reconvido que não contesta, a presunção de veracidade dos fatos alegados na reconvenção em face da revelia é relativa, cedendo passo a outras circunstâncias constantes nos autos, tendo em conta que adstrito o julgador ao princípio do livre convencimento motivado. A conseqüência da falta de resposta à reconvenção não conduz, necessariamente, à procedência do pedido reconvencional. II - Por outro lado, o e. Tribunal a quo, soberano na análise do acervo probatório, ao confirmar a decisão monocrática, asseverou que o material cognitivo não dava amparo às alegações deduzidas na reconvenção. Percebe-se, pois, que entender em sentido contrário demandaria a vedada incursão em seara probatória (Súmula 07/STJ). Recurso não conhecido. (REsp 334922 / SE RECURSO ESPECIAL 2001/0089884-2 Relator(a) Ministro FELIX FISCHER (1109) Órgão Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 16/10/2001 Data da Publicação/Fonte DJ 12/11/2001 p. 168)
     
  • Assertiva Errada - Decisão do STJ -  Assim como ocorre no procedimento comum, a ocorrência de revelia não acarreta automática procedência do pedido. Na ação de consignação em pagamento, portanto, a revelia não produz êxito certo ao demandante.

    Processual civil. Recurso especial. Ação de consignação em pagamento. Revelia. Procedência do pedido. Relativização.
    - Na ação de consignação em pagamento, quando decretada a revelia, não será compulsória a procedência do pedido se os elementos probatórios constantes nos autos conduzirem à conclusão diversa ou não forem suficientes para formar o convencimento do juiz Recurso especial não conhecido. 
    (REsp 769.468/RJ, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 29/11/2005, DJ 06/03/2006, p. 386)
  • Entendo que a questão esta errada, vez  que o Art. 897 do CPC assim dispoe:
    "Art. 897. Não oferecida a contestação, e ocorrentes os efeitos da revelia, o juiz julgará procedente o pedido, declarará extinta a obrigação e condenará o réu nas custas e honorários advocatícios. (Redação dada pela Lei nº 8.951, de 13.12.1994)

    Parágrafo único. Proceder-se-á do mesmo modo se o credor receber e der quitação."

    O julgamento do STJ, acima colacionado, leciona que  "Na ação de consignação em pagamento, quando decretada a revelia, não será compulsória a procedência do pedido se os elementos probatórios constantes nos autos conduzirem à conclusão diversa ou não forem suficientes para formar o convencimento do juiz Recurso especial não conhecido."
    Existe a particula SE, ou seja, entendo que somente não ocorreria a procedência compulsória do pedido nestes casos citados.
  • kkkkkkkk não consegui entender a questão de jeito nenhum