SóProvas


ID
2814751
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas instalações prediais de água fria, o pleno funcionamento dos aparelhos sanitários está atrelado ao adequado dimensionamento das tubulações. Com esse propósito, a NBR 5626:1998 sugere uma rotina para dimensionamento dessas tubulações, empregando uma planilha de cálculos. Devem ser contemplados por essa ferramenta alguns dos conceitos, definições, dados, operações e/ou considerações, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo:

    a)as tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 5 m/s (3 m/s), utilizando-se, para o cálculo da velocidade, a expressão v = 4 x 103 x Q x π-1 x d-2

    b)a diferença de cota (desce - ou sobe +), em metros, refere-se ao valor da distância vertical entre a cota de entrada e a cota de saída do trecho considerado, sendo positiva se a diferença ocorrer no sentido da subida (descida) e negativa se ocorrer no sentido da descida (subida).

    c) a pressão disponível residual no ponto de utilização é obtida subtraindo -se da pressão inicial os valores de perda de carga determinados para os tubos, desprezando-se (considerando) conexões, registros e outras singularidades.

    d)a pressão residual sendo negativa ou menor que a pressão requerida para o ponto analisado, ou ainda sendo determinados tubos de diâmetros impraticáveis, os diâmetros dos tubos dos trechos antecedentes devem ser majorados e a rotina de cálculo repetida. GABARITO


    NBR 5626 - Instalação predial de água fria

  • Só corrigindo a expressão para o cálculo da velocidade. Ficou confusa, pois é

    v = 4 x [10^3] x Q x [π^(-1)] x [d^(-2)]

  • aumenta o diâmetro diminui perda de carga, porém mais custoso