SóProvas


ID
2814769
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA – têm como principal missão atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais dos engenheiros (e outras formações), sempre orientado para a defesa da cidadania e para a promoção do desenvolvimento sustentável. A prática inadequada da profissão pode gerar penalidades conforme prevê o título IV da Lei 5.194/66, que regula o exercício das profissões de engenheiro e engenheiro agrônomo. No que concerne a punições aplicadas ao engenheiro, essa lei afirma que:

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO IV

    Das penalidades

    Art. 71. As penalidades aplicáveis por infração da presente lei são as seguintes, de acôrdo com a gravidade da falta:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) multa;

    d) suspensão temporária do exercício profissional;

    e) cancelamento definitivo do registro.

    Parágrafo único. As penalidades para cada grupo profissional serão impostas pelas respectivas Câmaras Especializadas ou, na falta destas, pelos Conselhos Regionais.

     

    LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966.

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • Resposta Letra B

    Art 71. Parágrafo único. As penalidades para cada grupo profissional serão impostas pelas respectivas Câmaras Especializadas ou, na falta destas, pelos Conselhos Regionais.

    Letra A

    Art. 71. As penalidades aplicáveis por infração da presente lei são as seguintes, de acôrdo com a gravidade da falta:

    a) advertência reservada;

    b) censura pública;

    c) multa;

    d) suspensão temporária do exercício profissional; e) cancelamento definitivo do registro.

    Letra C

    Art 75. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

    Letra D

    Art. 79. O profissional punido por falta de registro não poderá obter a carteira profissional, sem antes efetuar o pagamento das multas em que houver incorrido.

    (Artigos da Lei 5.194 de 1966)

  •  a) A referida lei não fala sobre Cancelamento Provisório

     b) As penalidades para cada grupo profissional serão impostas pelas respectivas Câmaras Especializadas ou, na falta destas, pelos Conselhos Regionais. CORRETO

     c) Art. 75 - O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

     d) Art. 79 - O profissional punido por falta de registro não poderá obter a carteira profissional, sem antes efetuar o pagamento das multas em que houver incorrido.