SóProvas


ID
2815699
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal Universal, o sinal de relação da Tabela Ib


I. Agrega dois ou mais números da CDU, servindo para ampliar os assuntos que liga.

II. Expressa relações de fase, como áreas tratadas para um tipo particular de usuário, por exemplo, Direito para bibliotecários, ou relações de natureza geral, em que dois conceitos precisam estar ligados, por exemplo, Acordos jurídicos entre Brasil e Venezuela.

III. Representa relações em que há uma comparação entre assuntos ou a discussão sobre a influência de um assunto sobre outro, por exemplo, A influência da OIT no direito trabalhista brasileiro.

IV. É um mecanismo extremamente útil, podendo, inclusive, expressar conceitos subordinados.

V. Pode ter a ordem dos elementos invertida para modificar o seu significado e distinguir seus usos.


É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra A.


    O sinal de relação presente na tabela Ib é:

    : Relação simples: geral, coordenada e recíproca, entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A:B e B:A, tem o mesmo valor. Ao contrário do sinal de adição e da barra oblíqua, este sinal de relação limita ao invés de ampliar os assuntos que liga. Totalmente reversível.




  • Acrescentando...

    Tabela 1b

    : Relação simples;

    [...] Subagrupamento;

    :: Ordenação.

    (SOUZA, 2009, p. 40);

    Gab. A

  • I. A tabela 1B comporta a relação simples : , ordenação :: e subagrupamento [...]. Essas relações limitam o sentido do conceito representado. INCORRETA.

    II. Conforme vimos na teoria um assunto simples é chamado de assunto de uma fase. A relação simples representa assuntos compostos, conhecidos como assuntos de duas fases. Essas relações podem ser do tipo fase discriminatória (área tratada para um tipo particular de usuário), de natureza geral e de comparação. CORRETA.

    III. A relação de comparação pode ser uma análise da diferença entre dois assuntos ou a discussão sobre a influência de um sobre o outro. CORRETA.

    IV. Além das relações de fases, a relação simples pode expressar conceitos subordinados. CORRETA.

    V. Na relação simples, a mudança da ordem dos elementos não modifica o significado da relação, portanto, tanto A:B quanto B:A têm o mesmo significado. INCORRETA. 

    Gabarito:  A

  • Esta questão aborda o uso dos sinais auxiliares da CDU.

    A tabela Ib é usada para expressar relação reciproca entre dois assuntos, sem indicar maior relevância ou importância de um assunto sobre outro. Por exemplo, a notação 100:200 tem o mesmo valor de 200:100. A mudança de posição só tem importância para o arquivamento neste caso.

    Com base nestas informações, identificamos as assertivas como:

    I – INCORRETA. A ligação entre os dois números não gera ampliação dos assuntos ligados.

    II – CORRETA. O sinal de relação é muito usado em acervos especializados para facilitar a recuperação por parte do usuário que pode fazer sua busca facetada dentro de um mesmo assunto.

    III – CORRETA. Uma das funções do sinal é relacionar um assunto com outro que o influencia.

    IV – CORRETA. Na ausência de notações específicas para um assunto, novos conceitos subordinados de uma área pode ser criados usando o sinal de relação.

    V – INCORRETA. A mudança da ordem dos elementos não altera o seu significado.

    Gabarito do Professor: Letra A.