SóProvas


ID
2815741
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao projeto ético-político do/da assistente social na contemporaneidade, considere as assertivas abaixo.


I. O neoconservadorismo constitui um vetor de erosão das bases do projeto ético-político.

II. Novos paradigmas se apresentam como compatíveis e necessários complementos para o avanço do projeto ético-político, quais sejam: o ecletismo, o relativismo e o empirismo.

III. A influência neoconservadora e a resiliência dos condicionantes sociopolíticos que a fomentam podem trazer uma inflexão na atual direção social da profissão.

IV. O projeto ético-político e a ética são sinônimos, constituindo um ethos profissional.

V. A teleologia posta no projeto ético-político do/da assistente social pressupõe a conquista de uma outra sociabilidade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Netto (2001), aponta 3 elementos relevantes para a erosão do Serviço Social “tradicional”: Em primeiro lugar, a revisão crítica que se processa na fronteira das ciências sociais. Os insumos “científicos” de que historicamente se valia o Serviço Social e que forneciam a credibilidade “teórica” do seu fundamento com a chancela das disciplinas sociais acadêmicas viam-se questionados no seu próprio terreno de legitimação original [...]. O segundo vetor que intercorria no processo era o deslocamento sociopolítico de outras instituições cujas as vinculações com o Serviço Social são notórias: as Igrejas – a católica, em especial, e algumas confissões protestantes [...]. Finalmente last but not lest, o movimento estudantil: condensamente, ele reproduz, no molde particular da contestação global característica da sua intervenção, todas as alterações que indicamos e as insere perturbadoramente no próprio locus privilegiado da categoria profissional [...]. (NETTO, 2001, p.144-145).

    NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra c

     

    Segundo elaborações de Netto (2015 e 2016), Cardoso e Torres (2016), o projeto ético-político do/da assistente social na contemporaneidade, vem sofrendo a erosão de suas bases, visto o avanço do neoconservadorismo. A influência neoconservadora e a resiliência dos condicionantes sociopolíticos que a fomentam podem trazer uma inflexão na atual direção social da profissão, como tem sido discutido por diversos autores do Serviço Social. Outrossim, a teleologia posta no projeto ético-político do/da assistente social pressupõe a conquista de uma outra sociabilidade. Assim, estão corretas as assertivas I, III e V.

  • FUNDATEC 2015

    Cumpre frisar que o sincretismo, presente no exercício profissional, tem como contraface teórica o ecletismo.