SóProvas


ID
2815834
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Ulpiano T. Bezerra de Meneses, nem a memória deve ser confundida com seus vetores e referências objetivas, nem há como considerar que sua substância é redutível a um pacote de recordações, já previsto e acabado. Para o autor, a memória deve, ao contrário, ser associada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    A caracterização mais corrente da memória é como mecanismo de registro e retenção, depósito de informações, conhecimentos e experiências. Daí com facilidade se passa para os produtos objetivos desse mecanismo. A memória aparece, então, como algo concreto, definido, cuja produção e acabamento se realizaram no passado e que cumpretransportar para o presente. [...] No entanto: 

    "nem a memória pode ser confundida comseus vetores e referências objetivas, nem há como considerar que sua substância é redutível a um pacote de recordações, já previsto e acabado. Ao inverso, ela é um processo permanente de construção e reconstrução social [...].

     

    Fonte - Ulpiano Bezerra de Menezes. “A História cativa da memória? Para um mapeamento da memória nocampo das Ciências Sociais”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 34, 1992, p. 10.

     

    (CESPE/IPHAN/2018) A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social;

  • Por mais que o autor não seja de conhecimento do candidato, cabe uma análise pelo senso comum para responder a questão. Dissecando a frase do Professor Ulpiano, a memória não pode ser limitada ao pensamento objetivo e nem como um conjunto de recordações, portanto, ao analisar as alternativas, por senso comum, deve-se procurar o item que contenha uma resposta mais ampla, abrangente, menos limitadora e construtiva.

    a) Patrimônio cultural está muito voltado para a memória de recordações, então não pode ser a resposta correta.
    b) Um conjunto de documentos também é um elemento limitante, pois a memória não necessariamente está documentada.
    c) Essa alternativa elenca um emaranhado de possibilidades, que envolvem referências objetivas, recordações, referências subjetivas, diferentes tempos para contar uma mesma história, diferentes atores, diferentes verdades, portanto, é o elemento abrangente que se encaixa na frase.
    d) Objetos antigos limitam a memória aos próprios objetos.
    e) Arquivos ou museus são formados por um conjunto de documentos ou objetos que não refletem o todo, portanto não possuem a visão ampla a ser encaixada na alternativa.

    Gabarito do Professor: C