Gabarito E
a) indexadores.
Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras chave ou descritores, fomentando o processo de recuperação;
b) pontos de acesso.
Ponto de acesso (access point). Nome, termo, palavra-chave, expressão ou código que pode ser usado para pesquisar, identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridade.
c) registros de autoridade
Registro de autoridade (authority record). Forma autorizada do nome combinada com outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada e pode remeter para outros registros de autoridade relacionados.
d) identificadores.
Fornecer quaisquer identificadores numéricos ou alfanuméricos que sejam usados pela entidade coletiva para se identificar.
e) qualificadores
- Qualificador (qualifier). Informação acrescentada a um elemento descritivo para auxiliar a identificação, compreensão e/ou uso do registro de autoridade.
- O nome do produtor da unidade de descrição é um dos mais importantes desses pontos de acesso. Pontos de acesso podem basear-se no uso de qualificadores que são julgados essenciais para clarificar a identidade da entidade assim nomeada, de maneira que distinções acuradas possam ser feitas entre entidades diferentes que tenham o mesmo nome ou nomes muito semelhantes.
ISAAR (CPF)
Formas(s) autorizada(s) do nome:
Registre a forma normalizada do nome para a entidade que está sendo descrita de acordo com quaisquer convenções ou regras nacionais ou internacionais pertinentes aplicadas pela instituição que criou o registro de autoridade. Use datas, lugar, jurisdição, ocupação, epíteto e outros qualificadores apropriados para distinguir a forma autorizada do nome daquelas de outras entidades com nomes semelhantes.
Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/isaar_cpf.pdf