SóProvas


ID
2815894
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com Luciana Duranti, a Diplomática estuda o documento escrito, isto é, a prova que se produz sobre determinado suporte por meio de um instrumento de escrita ou de um aparato que grava imagens, dados ou vozes. O que conta para a autora, na verdade, é o resultado intelectual da ação de escrever, ou seja, a expressão de ideias que é simultaneamente objetivada (documental) e sintática (regida por regras de representação, fórmulas, estilo burocrático e linguagem especializada, entre outros elementos). Tais ponderações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Segundo Luciana Duranti o OBJETIVO da diplomática é a analise do (1995, p.17- 18):

     

    "Documento escrito, quer dizer, a evidência que é produzida sobre um suporte por meio de um instrumento de escritura ou de um aparelho que grava imagens (=iconográficos OU audiovisuais), dados e/ou vozes (=sonoros), mas o documento arquivístico criado ou recebido por uma pessoa física ou jurídica no curso de uma atividade prática"

     

    DE FORMA a "definir sua autenticidade e valor probatório, sobretudo do documento eletrônico".

  • A fala da autora elenca diversos tipos de elementos que compõem o processo de confecção de um documento, portanto, a alternativa correta deve ser a mais abrangente.

    a) A autora cita, além dos textuais, os gêneros iconográficos e sonoros na segunda linha.
    b) Exatamente, além dos textuais.
    c) A autora fala de vozes, ou seja, do gênero sonoro e das imagens, que podem ser ou não filmográficas, portanto, não há exclusão na fala, e sim inclusão de diversos gêneros documenais.
    d) Autorizações e permissões não são documentos discricionários, são vinculados.
    e) A autora está falando das representações e a realia é desprovida de linguagem, então não é pertinente fazer essa correlação.

    Gabarito do professor: B