SóProvas


ID
2816701
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia com atenção o seguinte excerto: “Geralmente indica caimento do terreno, médio a forte (topográfico ou estrutural), principalmente em rochas sedimentares; sequências sedimentares depositadas sob a forma de cristas. Transição para o dendrítico”.

Lima, M. I C. Análise de Drenagem e seu significado Geológico-Geomorfológico. Belém. 2006. p.67.


O padrão de drenagem descrito no excerto acima é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • https://www.sobregeologia.com.br/2019/03/rios-parte-1-classificacao-de-rios.html

  • O padrão dendrítico se assemelha a galhos de uma árvore e ocorre em rochas cristalinas homogêneas como, por exemplo, o granito, ou em rochas sedimentares com camadas horizontais.

    O padrão paralelo é caracterizado por canais principais paralelos ou sub-paralelos, com espaçamento aproximadamente igual. Ele se desenvolve em regiões com declividade acentuada e que as estruturas do substrato estão paralelas ao mergulho do terreno, como em uma dobra. Também pode estar associado a um sistema de falhas paralelas.

    O padrão treliça apresenta uma drenagem de direção dominante e outra tributária perpendicular a ela. Esse padrão ocorre principalmente quando o substrato rochoso se alterna entre rochas mais resistentes e menos resistentes, o que é típico de regiões dobradas com relevo do tipo Apalachiano.

    O padrão radial ocorre quando a drenagem se distribui em todas as direções a partir de certo ponto central. Ele ocorre em cones vulcânicos e domos. Quando o domo está erodido e as rochas do substrato se tornam alternadas entre mais e menos resistentes o padrão se torna anelar em que as drenagens principais são circulares e as tributárias são perpendiculares as principais. Como um intermediário entre o padrão treliça e o radial.

    A drenagem centrípeta ocorre em crateras e bacias tectônicas, ou seja, áreas rebaixadas. Ela é caracterizada por inúmeras drenagens que fluem em direção ao centro.