FRONTEX é a sigla para Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, uma unidade criada em 2004 pela União Europeia para ajudar seus países-membros e as nações do Espaço Schengen a proteger suas fronteiras diante do grande fluxo migratório dos últimos anos.
A Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia tem como missão assegurar a proteção e o bom funcionamento das fronteiras externas, para garantir a segurança e a liberdade de seus cidadãos e dos visitantes em todo o território europeu.
Por conta do trabalho realizado nos últimos 15 anos, a agência fronteiriça tem sido reconhecida como órgão fundamental para a União Europeia. Suas operações de busca e salvamento, amplamente divulgadas pela mídia, fazem parte das atribuições da FRONTEX, que é algo que permite que centenas de imigrantes sejam resgatados, mesmo em situações adversas.
A chamada Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia, FRONTEX, tem mais de uma função, mas todas são relacionadas com o controle migratório, item cada vez mais discutido pela população e governantes dos países do continente.
É a FRONTEX que é responsável por planejar e coordenar operações de intervenções rápidas nas fronteiras externas, sejam marítimas, terrestres ou aéreas. Nesse sentido, há também a atividade de organização de regresso para cidadãos estrangeiros que estão em situação irregular na UE