SóProvas


ID
2817310
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a atual problemática migratória enfrentada pela Europa.

I - O atual acordo internacional FRONTEX, assinado pelos países da União Europeia em 2016, visou apoiar as migrações provenientes de qualquer país ex-colônia e inibir o tráfico de pessoas.

II - A construção de campos de refugiados oficiais com completa infraestrutura nos países europeus tem aumentado os fluxos imigratórios.

III- A atual problemática migratória enfrentada pela Europa tem, entre suas principais causas, o atual contexto de conflitos e instabilidades em seus países de origem, como guerras civis.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O erro que se ve na assertativa I é o seguinte:

    I - O atual acordo internacional FRONTEX, assinado pelos países da União Europeia em 2016, visou apoiar as migrações provenientes de qualquer país ex-colônia e inibir o tráfico de pessoas.

    Na verdade o acordo FRONTEX atrela as os países europeus com suas respectivas ex-colônias. Exemplo: França e Argélia, Sudão e Reino Unido.

  • o que vem acontecendo é justamente uma repulsa aos imigrantes e o aumento do Xenofobismo
  • FRONTEX é a sigla para Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, uma unidade criada em 2004 pela União Europeia para ajudar seus países-membros e as nações do Espaço Schengen a proteger suas fronteiras diante do grande fluxo migratório dos últimos anos.

    A Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia tem como missão assegurar a proteção e o bom funcionamento das fronteiras externas, para garantir a segurança e a liberdade de seus cidadãos e dos visitantes em todo o território europeu.

    Por conta do trabalho realizado nos últimos 15 anos, a agência fronteiriça tem sido reconhecida como órgão fundamental para a União Europeia. Suas operações de busca e salvamento, amplamente divulgadas pela mídia, fazem parte das atribuições da FRONTEX, que é algo que permite que centenas de imigrantes sejam resgatados, mesmo em situações adversas.

    A chamada Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia, FRONTEX, tem mais de uma função, mas todas são relacionadas com o controle migratório, item cada vez mais discutido pela população e governantes dos países do continente.

    É a FRONTEX que é responsável por planejar e coordenar operações de intervenções rápidas nas fronteiras externas, sejam marítimas, terrestres ou aéreas. Nesse sentido, há também a atividade de organização de regresso para cidadãos estrangeiros que estão em situação irregular na UE