-
GAB C
Manual da Folha de São Paulo, p. 25:
(...) fatos relevantes, construídos [press releases] ou não, devem ser publicados no jornal o mais rapidamente possível. Não havendo tempo para a apuração completa, o jornalista deve publicar aquilo que dispõe no momento, desde que rigorosamente checado (...)
-
Como algo pode ser checado antes de ser visto?
-
Concordo com christopher gama, como algo pode ser checado antes de ser visto, por isso não marquei essa.
(...) fatos relevantes, construídos [press releases] ou não, devem ser publicados no jornal o mais rapidamente possível. Não havendo tempo para a apuração completa, o jornalista deve publicar aquilo que dispõe no momento, desde que rigorosamente checado (...) Manual da Folha de São Paulo. Nesse contexto da questão checado e confirmado é a mesma coisa, por isso marquei a letra B, não concordo com esse gabarito, porém pra concurso devemos interpretar à luz da banca examinadora!
-
Checado, beleza. A FSP 'ensina' isso - conforme comentários dos colegas. Mas ela não ensina checar antes de ser visto. Impossível. Tem de fazer muitas questões para 'pegar a verdade' da banca. Dureza.
-
Pra ser jornalista tem que ser vidente agora... como checar algo antes de ser visto?
-
A pegadinha da questão está na perspectiva do personagem. Veja que o examinador escreveu "o release encaminhado as redações deverá...", logo ele determinou que o personagem em questão é o assessor de imprensa, não o jornalista. Agora, vamos analisar a questão sob o enfoque do assessor, completando as entrelinhas invisíveis da alternativa C. Vejamos: "ser checado antes de visto (pelo jornalista) e usado como informação ou subsídio".
Ou seja, o assessor deve checar bem o texto antes de enviar às redações, pois corre o risco (benéfico para ele) de ter o texto publicado na íntegra. Ao mesmo tempo, se o texto contiver algum erro poderá ser difícil consertá-lo após a divulgação. Imaginem uma assessoria com um mailing de mil contatos. Se o texto for disparado para todos eles, você até poderá fazer uma retratação, mas nada garante que a sua correção não caia no spam, ou não seja lida em tempo hábil por um cem número de jornalistas.