SóProvas


ID
2820187
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto jornalístico pode usar variadas técnicas conforme a mídia ou apresentar diversos tipos e gêneros de redação. Pode ainda aparecer como notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica ou coluna especializada, por exemplo. Qual a diferença principal de objetivo entre o texto noticioso (informativo) e o texto do editorial (opinativo)? São eles a mesma coisa? Podem ser misturados, na sequência dos parágrafos?

Alternativas
Comentários
  • Em Técnicas de Codificação em Jornalismo, o prof. Mario Erbolato explica, na pág. 34:

     

    Informação e opinião

    Porém a evolução e a adoção de novas técnicas no jornalismo, elevado à profissão e não mais praticado por simples diltantismo, levaram a uma conquista autência: a separação entre, de um lado, o relato e a descrição de um fato, e, de outro, a análise e o comentário da mesma ocorrência. O jornalismo ficou, a essa altura, dividido em dois grandes grupos ou seções principais: o informativo e o opinativo (...).

  • GABARITO C


    As notícias são escritas com uma linguagem formal, direta e impessoal — normalmente, estão na terceira pessoa. Mas o nível de formalidade e de impessoalidade pode ser maior ou menor dependendo da editoria a que pertencem.


    A seção de editoriais traz as opiniões dos editores, de leitores ou da própria empresa responsável pelo veículo (jornal, telejornal ou revista, por exemplo). Esses textos são opinativos e não precisam ser imparciais, mas costumam ser bastante informativos. Muitas vezes, o autor apresenta argumentos contrários aos dele para complementar o raciocínio.

    Dessa forma, o autor consegue provar suas opiniões iniciais, mostrando como uma argumentação oposta a sua pode estar equivocada.


    FONTE:https://www.stoodi.com.br/blog/2018/08/02/texto-jornalistico/

  • letra c

    Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.

    No âmbito estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem utilizada em um texto informativo deve ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos. Normalmente, os textos informativos não têm figuras de linguagem que podem remeter a difícil interpretação, como metáforas e paradoxos. (https://www.significados.com.br/texto-informativo/)


    Editorial é um artigo publicado na imprensa, ou seja, jornais, revistas ou sites e que possui conteúdo opinativo. O ponto de vista pode ser da empresa (veículo de comunicação) ou da redação (editor, colunistas) sem ter que cumprir com a obrigação jornalística de imparcialidade.

    Como em qualquer matéria publicada, o editorial também possui o objetivo de informar, contudo não possui a obrigação de ser neutro ou indiferente, já que expressa a visão do autor sobre o assunto narrado.

    Em suma, o texto do editorial é dissertativo, crítico e informativo, porque desenvolve argumentos, expõe opiniões e relata um acontecimento, e estes pontos de vista se encarregam de transmitir aos leitores a interpretação dos fatos ocorridos. (https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-editorial/)