SóProvas


ID
2820277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando uma onda de pressões sonoras encontra um obstáculo ⎯ por exemplo, uma parede ⎯, o choque que se segue ao nível molecular faz parte de sua energia retornar em forma de uma onda de pressões refletida, de modo que o restante dessa energia produza uma vibração das moléculas do novo meio, o que gera a impressão de que a parede absorveu parte do som incidente.

Conrado S. de Marco. Elementos de acústica arquitetônica. São Paulo: Ed. Nobel, 1982 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta com relação à acústica em edificações.

Alternativas
Comentários
  • Reverberação, em psicoacústica e acústica, é um efeito gerado por ondas sonoras quando estas são refletidas de forma reiterativa. A reverberação, é criada quando um som incide sobre uma ou mais superfícies refletivas, causando um grande número de reflexões, a serem somadas e reduzidas em amplitude conforme o som é absorvido pelas superfícies dos objetos no espaço - o que poderia incluir móveis, paredes, pessoas e o próprio ar. A reverberação pode ser mais facilmente detectada e medida quando a fonte sonora é silenciada, momento a partir do qual toda a energia sonora emitida pela fonte será absorvida. ( ê CESPE!!!)

    fonte.: Wikipedia

  • a) A vibração de ar no lado oposto de uma parede produzirá calor no ambiente, sem se gerarem efeitos sonoros no meio.

    b) Reverberação é um fenômeno acústico que depende da capacidade de absorção sonora do ambiente e contribui para a inteligibilidade do som.

    c) Os aspectos acústicos de uma edificação podem ser resolvidos posteriormente, na fase de revestimento, pois pouco dependem da configuração do ambiente.

    d) Parte da energia de vibração das moléculas à qual o texto se refere será dissipada sob a forma de calor. (GABARITO)

    e) Se a onda sonora encontrar uma parede maciça de tijolos, a maior parte da energia voltará refletida para o meio da fonte emissora, sem se somar à onda incidente.

  • Por qual motivo a "b" está incorreta? Alguém pode me ajudar?

  • O erro da B está em afirmar que a reverberação contribui para a inteligibilidade do som, quando na verdade é o contrário. Quanto maior é a reverberação no ambiente, mais confuso fica para compreender os sons emitidos.

  • dissipada sob a forma de calor.????????????????

  • Reverberação não contribui para a inteligibilidade do som e depende da capacidade de isolamento acústico do ambiente

  • Creio que o erro da letra B está no fato de afirmar que a reverberação é um fenômeno acústico que depende da capacidade de absorção sonora, quando deveria ser de reflexão sonora do ambiente e dos materiais. Ele contribui sim para a inteligibilidade do som já que o efeito está relacionado com a diferença entre os instantes de recebimento e reflexão do som por um obstáculo - que deve ser inferior a 0,1 segundos, numa distância menor de 17m. Acima disso, temos a formação do eco e não da reverberação.

    A reverberação é um reforço sonoro, o eco é um atraso sonoro.

  • Pessoal, eu acho que Reverberação nada mais é que uma intensificação do som:

    -        Ocorre quando a diferença entre os instantes de recebimento dos dois sons, propagando-se no ar, é pouco inferior a 0,1 segundo

    Contribiu sim para a Intelegibilidade do som, mas está associada com a Reflexão e não absorção.

    Somente tentando ajudar a tirar as dúvidas em relação a alternativa B, caso alguém tenha algo para acrescentar ou corrigir, fique à vontade.

    Quando o tempo entre os recebimentos é maior que 0,1 segundo temos o famoso ECO