SóProvas


ID
2820934
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Sobre os aspectos clínicos da doença em crianças, analise as afirmativas abaixo.


I A doença pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral ou com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

II O início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. Geralmente, o agravamento é mais súbito do que ocorre no adulto.

III A doença não apresenta distinção em relação ao quadro clínico em adultos, porém , os casos sintomáticos em crianças evoluem mais rapidamente para as formas graves.

IV Todos os casos suspeitos de dengue em crianças devem ser classificados como graves e, portanto, devem ser tratadas em ambiente hospitalar.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b


    I) A doença pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral ou com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

    Correta.

    II) O início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. Geralmente, o agravamento é mais súbito do que ocorre no adulto.

    Correta.

    III) A doença não apresenta distinção em relação ao quadro clínico em adultos, porém , os casos sintomáticos em crianças evoluem mais rapidamente para as formas graves.

    Errada.

    O quadro clínico é muito variável. A primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início abrupto, seguida de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre. Alguns aspectos clínicos dependem, com freqüência, da idade do paciente. 

    IV) Todos os casos suspeitos de dengue em crianças devem ser classificados como graves e, portanto, devem ser tratadas em ambiente hospitalar.

    Errada.

    A dengue na criança pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos.


    Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.