SóProvas


ID
2820952
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose (TB) é a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e, por isso, deve ser pesquisada em todas as consultas, pois a infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB em indivíduos com a infecção latente (ILTB), sendo o mais importante fator de risco. Portanto, todas as PVHIV, mesmo que assintomáticas para tuberculose, devem realizar, para o diagnóstico da ILTB,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, o PPD ou teste tuberculínico (atualmente, o nome adotado tem sido prova tuberculínica). Fundamento:


    A prova tuberculínica (PT) é importante para o diagnóstico da infecção latente da TB (ILTB) e constitui um marcador de risco para o desenvolvimento de TB ativa, devendo ser realizada em todas as pessoas com PVHIV, mesmo que assintomáticas para TB.



    Complemento: caso a PT seja inferior a 5mm, recomenda-se sua repetição anual e também após a reconstituição imunológica com o uso da TARV (terapia anti-retroviral)




    FONTE: PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA

    MANEJO DA INFECÇÃO PELO HIV EM ADULTO. MS, 2018.

  • Gabarito: letra c

    Complementando...

    3.1 Fundamentos da prova tuberculínica

    A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).

    A PT evidencia uma reação de hipersensibilidade do organismo diante das proteínas do bacilo da tuberculose, após contato com o M. tuberculosis. O teste sofre interferência da vacinação BCG e de micobactérias não tuberculosas (MNT), mas não sensibiliza não infectados, mesmo que repetido várias vezes (LUNA, 2003).  

    Referência:

    Técnicas de aplicação e leitura da prova tuberculínica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014

  • O raio x do tórax é utilizado em todos os casos com suspeita clínica de TB pulmonar


    Fonte: MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL. MS, 2011

  • O PPD é feito em pessoas com maior risco de contrair tuberculose, com quem mora com infectados e pessoas que têm HIV/aids, para detectar a infecção latente e tratar antes que a pessoa a doença.

    A Infecção Latente por Tuberculose (ILTB), também é chamada de TB “dormente” porque os bacilos ficam dormentes enquanto seu organismo pode combatê-los.

  • Pessoas vivendo com HIV com raio x normal, deve-se tratar para ILTB, nas seguintes situações:

    1- Se contato intradomiciliar e institucional de portadores de tuberculose pulmonar ou laríngea, independente do resultado da PT ou IGRA

    2- Se contagem de células T Cd4 + for menor ou igual a 350 clas, independente do resultado da PT, OU contagem cd4 + desconhecida

    3- Se contagem de células LTC4+ de FOR MAIOR que 350 clas, com PT MAIOR OU IGUAL A 5 mm OU IGARA +

    4- Registro documento de PT MAIOR OU IGUAL A 5 MM E QUE NUNCA REALIZOU TRATAMENTO ANTERIOR PARA TB

    MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL, 2018