SóProvas


ID
2820955
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o contexto epidemiológico da sífilis e da sífilis congênita no Brasil, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico laboratorial seja feito por técnicas variadas, também dependentes da fase da infecção, pois o tratamento da doença é dependente deste fator. Por essa razão, as gestantes tratadas requerem seguimento sorológico quantitativo mensal durante a gestação, com teste não treponêmico como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, VDRL. Complemento:


    O VDRL é um teste não treponêmico que detecta anticorpos NÃO ESPECÍFICOS anticardiolipina para os antígenos do T. pallidum.


    Os testes não treponêmicos podem ser qualitativos ou quantitativos. O teste qualitativo indica a presença ou ausência de anticorpo na amostra. Já o quantitativo permite a titulação de anticorpos, sendo importante para o diagnóstico e monitoramento da resposta ao tratamento. Tornam-se reagentes cerca de 1 a 3 semanas após o aparecimento do cancro duro. 


    O teste não treponêmico mais utilizado é o VDRL, o qual baseia-se numa suspensão antigênica. 


    Exemplos de testes não treponêmicos : VDRL, RPR ou TRUST


    Já os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos. São os primeiros a se tornarem reagentes e, muitas vezes, permanecem positivos após o tratamento, não sendo indicados, portanto, para monitoramento da resposta ao tratamento.


    Exemplos de testes treponêmicos: TPHA, FTA-Abs, ELISA e testes rápidos.



    FONTE: Brasil. MS. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, 2015.

  • Gabarito: letra b

    Complementando...

    De acordo com o artigo Sífilis na gestação: associação das características maternas e perinatais em região do sul do Brasil

    Vale ressaltar que mesmo depois de realizado o tratamento, testes não treponêmicos precisam ser realizados em gestantes com periodicidade mensal para o controle da cura. É indicação de sucesso na terapêutica a redução dos títulos em torno de duas diluições em três meses e três diluições em seis meses, após concluído o tratamento. A persistência de títulos baixos denomina-se cicatriz sorológica e pode durar anos ou a vida toda. Um novo tratamento deve ser considerado em casos de nova exposição.

    Testes não treponêmicos, como é o caso do VDRL, podem gerar resultados falso-positivos e, portanto, devem ser confirmados por meio de testes treponêmicos, os quais são mais específicos. 

  • Resumão baaaala para vocês nunca mais errarem!

    VDRL > Sensível > Microfloculação > Quantitativo, por isso é usado no acompanhamento terapêutico > Antígeno usado é a cardiolipina.

    FTA-ABS > Específico> Imunofluorescência indireta > Qualitativo > Usa-se Antiglobulina humana marcada com isotiocianato de fluoresceína resultando em uma cor verde maçã brilhante.

    Microscopia de campo escuro é indicada quando não há formação de anticorpos, nos primeiros dias de lesão.

    VDRL + | FTA-ABS + = Confirma sífilis

    VDRL + | FTA-ABS - = Indica outra doença que não sífilis

    VDRL - | FTA-ABS + = Sífilis inicial, curada ou terciária.

    VDRL - | FTA-ABS - = Descarta sífilis

    Espero de verdade ter ajudado, se algum erro, corrijam-me!