Segundo a norma TIA 942, os Data Centers podem ser classificados em níveis independentes, chamados de tiers (camadas), que consideram a arquitetura, telecomunicações, aspectos elétricos, mecânicos, etc.
Tier 1 – Básico: No Data Centers Tier 1, uma falha elétrica pode causar interrupção parcial ou total das operações, uma vez que prevê distribuição de energia elétrica sem redundância. As rotas físicas e lógicas também não são redundantes.(II) Os principais pontos de falha podem ser: falta de energia da concessionária ou Operadora de Telecomunicações; falha de equipamentos da operadora; falhas nos roteadores ou switches quando não redundantes; tempo de indisponibilidade anual 28.8 horas/ano (disponibilidade de 99,671%).
Tier 2 – Componentes Redundantes: No Data Centers Tier 2, preveem a redundância de seus equipamentos de telecomunicações e da operadora, dos dispositivos da rede local e da rede SAN. O cabeamento do backbone principal e de distribuição horizontal devem ter cabos redundantes. Deve ter, ainda, duas caixas de acesso de telecomunicações, prover módulos no-break redundantes, sistema de gerador elétrico para suprir toda a carga. Os sistemas de ar-condicionado devem ser projetados para operações ininterruptas, com redundância. Os principais pontos de falha podem ser: nos sistemas de ar-condicionado ou de energia. Tempo de indisponibilidade anual 22 horas/ano (disponibilidade de 99,749%).
Tier 3 – Sistema Autossustentado: nesse nível, o DATACENTER deve ser atendido por, no mínimo, duas operadoras de telecomunicações com cabos distintos. Zonas de proteção contra incêndios, com sistemas de energia e ar-condicionado distintos. É preciso haver cabeamento redundantes, assim como uma solução de redundância para os ativos considerados críticos, como o storage. Deve haver, pelo menos, uma redundância elétrica. Tempo de indisponibilidade anual 1.6 horas/ano (disponibilidade de 99,982%).
Tier 4 – Sem Tolerância a Falhas: todo o cabeamento deve ser redundante, além de protegido por caminhos fechados. Os dispositivos ativos devem ser redundantes e ter alimentação de energia redundante.O sistema deve prover comutação automática para os dispositivos de backup. Deve-se prover disponibilidade elétrica. O prédio deve ter, pelo menos, duas alimentações de energia de empresas públicas, a partir de diferentes subestações. Múltiplas unidades de ar-condicionado com a capacidade de resfriamento combinada para manter a temperatura e a umidade relativa de áreas críticas nas condições projetadas. Tempo de indisponibilidade 0.4 horas/ano (disponibilidade de 99,995%).(IV)