SóProvas


ID
2821672
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução de 1817, também conhecida como Revolução Pernambucana, foi uma entre diversas rebeliões populares que antecederam a Independência do Brasil. Dentre as opções abaixo mencionadas, assinale aquela que não corresponde a uma das causas que culminaram na deflagração desta Revolução:

Alternativas
Comentários
  • açúcar e algodão

  • Devido a grande seca que havia atingido a região em 1816 acentuando a fome e a miséria e ocasionando uma queda na produção do açúcar e do algodão, produtos que eram a base da economia de Pernambuco e que começaram a sofrer concorrência do algodão nos Estados Unidos e do açúcar na Jamaica.

    GABARITO: E

    Segue o baile, vá e não peques mais.

  • Letra E - Queda nos preços do açúcar e algodão, não açúcar e tabaco

  • Devido à queda do preço do açúcar no mercado europeu, causada pela concorrência do açúcar antilhano, os ricos senhores de engenho de Olinda, principal cidade de Pernambuco em 1710, viram-se arruinados. Começaram, então, a pedir empréstimos aos comerciantes do povoado do Recife (Mascates), que cobravam juros bastante elevados por eles. 

  • Revolução Pernambucana- 1817: Caráter separatista, Além disso, a grande seca, à queda dos preços do açúcar e do algodão.

    Objetivos era de proclamar a República, que seria organizada conforme as ideias de igualdade, liberdade e fraternidade que inspiravam a Revolução Francesa.