SóProvas


ID
2821870
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o texto abaixo.


O que faz com que o jornalismo se configure como um processo permanente (...) é justamente a necessidade que têm os cidadãos de recorrer a uma mediação para apreender uma realidade que se tornou muito ampla para ser captada pelos mecanismos de sensorialidade individual. Justifica-se a manutenção de instituições que façam saber o que está acontecendo e possam dizer o que pensam dos fatos que ocorrem.

(Adaptado de: MARQUES DE MELO, José & ASSIS, Francisco de. Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: UMESP, 2010, p. 63)


A partir desta leitura avalie as duas asserções abaixo e a relação entre elas.


I. Um dos papéis do jornalismo é informar, para o público saber o que se passa, ou seja, descrever os fatos


PORQUE


II. o outro é opinar, para o público saber o que se pensa sobre o que se passa, ou seja a versão dos fatos.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A assertiva I e a assertiva II destacam as duas principais divisões do jornalismo ocidental contemporâneo, informação e opinião, respectivamente.

    Portanto, as duas são corretas e a segunda é uma consequência da primeira.

     

    GAB C

  • Não entendi porque a primeira afirmativa é consequência da segunda. Jornalismo informativo é uma consequência do opinativo, ou o jornalismo opinativo é consequência do informativo? Para mim não há uma relação de causa e efeito entre as afirmações, que, no caso, seria algo do tipo: "Um dos papéis do jornalismo é informar" PORQUE "para público saber o que se passa, ou seja, descrever os fatos".

  • Bruna, também não entendi por que a segunda é consequência da primeira.

    Caso alguém possa explicar..agradeço!

  • A banca forçou um pouco a barra mas, se fizermos uma engenharia reversa, com base no gabarito, dá para chegar lá:
     

    A principal função do jornalismo ocidental na atualidade é informar, como consequência, a outra função é opinar sobre os fatos.

  • Não compreendi

    II. o outro é opinar, para o público saber o que se pensa sobre o que se passa, ou seja a versão dos fatos. (isso não deve estar dentro do Informativo?)