SóProvas


ID
2821891
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A redundância no texto jornalístico é

Alternativas
Comentários
  • A constatação de que o rádio tem audiência rotativa, obrigando o jornalista a ser redundante, sem ser repetitivo.

  • "Uma redundância é uma repetição desnecessária de ideias, também chamada de pleonasmo vicioso ou tautologia. As redundâncias são usadas frequentemente em linguagem cotidiana, mas são um vício de linguagem, contribuindo para o empobrecimento do discurso."


    Fonte: https://www.normaculta.com.br/redundancia-o-que-e/


    Redundância e repetição são ideias diferentes. Quando se tem uma audiência rotativa, a ideia de repetição é a mais adequada. Redundância é considerada um ERRO de linguagem, uma deficiência.


    No meu entendimento, o gabarito correto deveria ser a letra C.

  •  A redundância combatida no texto de TV e também no impresso é uma necessidade no rádio, pela fugacidade do sonoro. É conveniente que o locutor diga a mesma coisa ou algo equivalente pelo menos duas ou três vezes. A redundância numa matéria de telejornal deve ser evitada e, ainda, redundância entre imagem e texto.

  • "A redundância é uma característica da linguagem radiofônica. Ela se dá pela retomada da informação principal de uma notícia, por meio da repetição de uma palavra, uma sigla, um nome etc. Isso significa o uso da sinonímia e da variação lexical. A reiteração do lide é indicada quando a notícia é longa." ( ARAÚJO e DE SOUSA, P. 265)

    Fontes: Obras jornalísticas: uma síntese. ELLIS REGINA ARAÚJO e ELIZETE CRISTINA DE SOUZA