-
O assoreamento é um dos principais problemas da laguna Mundaú e também o principal ponto de debate de uma equipe multidisciplinar, motivada pelo Ministério Público Estadual (MPE), com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e das equipes de diversos órgãos. Com base em um estudo batimétrico realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) é possível identificar os principais fatores responsáveis pelo acúmulo de milhares de metros cúbicos de sedimentos.
Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/857298/grupo-busca-solucao-para-o-assoreamento-da-laguna-mundau/
-
Mata Ciliar = São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
-
Muitos rios alagoanos sofrem com os seguintes problemas ambientais:
Lançamento de despejos industriais;
lançamentos de esgotos domésticos;
Desmatamento das matas ciliares;
Diminuição da profundidade do leito, decorrente do processo de assoreamento; e
Lixiviação do solo decorrente de atividades agrárias.
Cada rio alagoano sofre problemas ambientais de acordo com o contexto em que ele está inserido, podendo ser afetado por um ou vários dos fatores citados acima. A bacia do rio Mundaú, por exemplo, encontra-se em acelerado processo de degradação ambiental. Dos fatores citados, o único que não é causa dessa degradação é o assoreamento.
Resposta: D
-
Não sei em 2010, mas hoje essa questão seria anulada...
"Inserido dentro de uma das regiões mais populosas de Alagoas, e recebendo águas já contaminadas por resíduos oriundos das atividades agroindustriais ao longo das bacias dos rios que ali deságuam, o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM) é hoje um dos ecossistemas mais ameaçados do estado.
...
Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), entre os principais fatores de degradação do complexo estão:
...
(7) O desmatamento indiscriminado e a utilização intensiva do solo contribuem para processos de erosão e assoreamento."
Fonte: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/al-comunidades-tradicionais-de-alagoas-lutam-contra-poluicao-e-assoreamento-para-sobreviver/