SóProvas


ID
2822086
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um documento analógico se diferencia de um documento digital porque

Alternativas
Comentários
  • não havia me atentado ao fato da palavra "arquivo" gab. B

  • A- vivemos cercados de dispositivos digitais e os textos, imagens e vídeos que lemos, vemos e ouvimos são documentos digitais. No documento analógico os dados são representados por quantidades físicas que variam de forma contínua. 

    Errado (erro sublinhado): o telefone é considerado um meio analógico e seu desempenho não é contado por quantidades físicas.


    B- a voz do homem e os sons do ambiente que ouvimos (ruídos) são analógicos, já o som dos players de áudio e vídeo são arquivos digitais, reconvertidos em sinais analógicos quando ouvimos, porque a audição responde aos sinais analógicos.

    Correto.


    C - a imagem digital é composta por pixels (picture elements), sendo que o pixel é a menor unidade de uma imagem e não pode ser manipulado. A imagem analógica está fundamentada no processo físico-químico e tem uma analogia com a imagem real. 

    Errado. Pixels podem ser manipulados em programas de edição de vídeo e imagens (ex: Photoshop)


    D - analógico é aquele que produzimos em equipamentos como máquinas de escrever e microfones e podemos ver e ouvir, já os documentos digitais são aqueles que vemos e ouvimos em computadores e smartphones. 

    Errado. Não somente.


    E - na era moderna não trabalhamos mais com documentos analógicos, todos os documentos agora são disponibilizados em forma digital ou binária.  

    Errado. O analógico ainda continua existindo.


  • Get in!

  • marquei D pq foi o unico que vi nexo causal com o enunciado!

  • A D não poderia ser, pois atualmente o som captado por microfones é convertido automaticamente em digital, já que não se usa mais fita magnética em gravadores. Além disso, podemos perfeitamente "ver" uma imagem digitalizada, o que excluí o argumento de que somente é possível "ver e ouvir" em suportes analógicos.

    A letra B está correta, pois nossa audição só suporta as ondas vibratórias do som, que são analógicas. Você até pode fazer um som eletrônico, com sintetizadores e outros efeitos, mas a onda sonora permanecerá analógica.

  • Documento é um objeto de comunicação que tem a intenção de transmitir informação (em formato de texto, imagem, som e/ou vídeo). É regido por normas de formalização, materializado por um contrato de recepção entre um produtor e um receptor. Estruturalmente, é composto de elementos materiais (suporte, onde é fixada a informação – pedra, papel) e imateriais (informação, que utiliza aspectos gráficos (signos) e linguísticos para veicular um conteúdo intelectual).

    No quesito suporte, um documento pode ser caracterizado como real (que possibilita a descodificação do conteúdo diretamente pelos sentidos, como um texto ou desenho no papel), irreal (que demanda a intermediação de aparelhos leitores para fixação do conteúdo no suporte e para acesso à informação, como microfilme, LP, VHS, CD-ROM e DVD) ou virtual.

    Os documentos irreais subdividem-se em analógico (ou eletrônico) e digital.

    Documento analógico remete a uma representação da realidade por analogia física. Necessita da intermediação de aparelhos eletrônicos para fixação e leitura da informação, e para comprovar a materialidade e integridade do conteúdo. É uma condição intermediária entre os documentos reais e os documentos irreais digitais (binários). Como representantes temos microfilmes, áudios analógicos e filmes analógicos.

    Documento digital é um conjunto de dados com codificação binária que necessita de um computador para lê-lo. Seu suporte é representado pela sequência de bits que o compõe. Como exemplo, podemos mencionar um arquivo de computador.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar porque um documento analógico difere-se do digital:

    A) Errado. Vivemos cercados de dispositivos digitais, como computadores e celulares. Os textos, imagens e vídeos que lemos, vemos e ouvimos nem sempre são documentos digitais. Um aviso escrito em um papel é considerado um documento real, e, portanto, não digital. Um vídeo reproduzido por um videocassete é um documento analógico, não digital.

    B) Certo. A voz do homem e os sons do ambiente que ouvimos (ruídos) são analógicos. O som dos players de áudio e vídeo presentes em computadores, por exemplo, são arquivos digitais que reconvertidos em sinais analógicos são ouvidos por nós, visto que a audição responde aos sinais analógicos.

    C) Errado. Pixels (picture elementos) são a menor unidade de uma imagem digital. A imagem analógica tem uma analogia com a imagem real e está fundamentada no processo eletrônico, já que necessita de um suporte eletrônico para ser visualizada.

    D) Errado. Analógica é a informação transmitida por meio de um suporte eletrônico analógico, como um tocador de K7, que pode ter sido produzida utilizando-se, por exemplo, um microfone. Digitais são os documentos acessados e transmitidos por computadores e smartphones.

    E) Errado. Na era moderna ainda existem, e são usados, documentos analógicos, apesar de estarem em extinção. Discos LP, fitas VHS e fitas K7 são alguns exemplos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.


    Bibliografia:

    - Dumas, Márcio Nicolau. Uma busca por um conceito genérico de documento: tipos e suportes. Dissertação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012.