SóProvas


ID
2822362
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O sociólogo inglês Thomas H. Marshall desenvolveu a tese segundo a qual, nos países capitalistas centrais, o reconhecimento dos direitos civis precedeu e permitiu a institucionalização dos direitos políticos, tendo esses, por sua vez, sido a condição da institucionalização dos direitos sociais. No Brasil, segundo o historiador José Murilo de Carvalho, essa sequência se deu de maneira invertida, provocando déficits na construção de nossa cidadania.


Na constituição dos direitos no Brasil republicano,

Alternativas
Comentários
  • O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial. Nesse período houve:


    -Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, garantindo vários direitos aos trabalhadores;

     

    - Criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino de menores de idade;


  • Gab: Letra C

  • A – Os direitos civis foram reconhecidos já no Império.

    B – O Estado Novo é considerado o período mais repressivo e ditatorial da Era Vargas, quando é proclamada uma nova constituição em 1937, na qual se institui o "Estado Novo" e suprimi a liberdade partidária, a plena independência entre os três poderes e o Federalismo como conhecemos hoje.

    C- Certo.

    D – Durante a Republica Velha (até 1930), o direito de votar era restrito a poucas pessoas.

    E – O regime militar de 1964 favoreceu a implantação dos direitos sociais. Os civis foram restringidos.

    Gabarito: C