SóProvas


ID
2823676
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O marco histórico inicial da educação no Brasil se dá com a instituição do sistema de governo geral. Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo concebido por

Alternativas
Comentários
  • - Manoel da Nóbrega, à convite do rei dom João III, embarcou na armada de Tomé de Sousa (1549). Chegaram à Bahia em 29 de março de 1549 e Nóbrega celebrou a primeira missa. Foi dele amigo e conselheiro, como também o foi de Mem de Sá, a serviço da Coroa, com a missão de dedicar-se à catequese dos indígenas na colonização do Brasil.

    - Os Colégios Jesuíticos foram criados por jesuítas a pedido da incipiente elite colonial portuguesa. Eram financiados por essas elites e também servia como um local de Educação Superior. O primeiro colégio foi instaurado em Salvador, em 1549. 

    GAB: D

  • Essa questão cobra conhecimentos sobre as fases/etapas da educação jesuítica. Vejamos.

    A educação colonial no Brasil pode ser classificada em três etapas: a primeira denominada de período heroico (1549 a 1599), orientada pelo plano de estudo elaborado por Manuel da Nóbrega; a segunda marcada pela organização e consolidação da educação jesuítica e por seu plano de estudos denominado Ratio Studiorum (1599 a 1759); e terceira representada pelas reformas de Marquês de Pombal (1759-1808). 

    GABARITO: alternativa “D”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Essa questão cobra conhecimentos sobre as fases/etapas da educação jesuítica. Vejamos.

    A educação colonial no Brasil pode ser classificada em três etapas: a primeira denominada de período heroico (1549 a 1599), orientada pelo plano de estudo elaborado por Manuel da Nóbrega; a segunda marcada pela organização e consolidação da educação jesuítica e por seu plano de estudos denominado Ratio Studiorum (1599 a 1759); e terceira representada pelas reformas de Marquês de Pombal (1759-1808). 

    GABARITO: alternativa “D”