SóProvas


ID
2823751
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, desde os anos 30, as políticas culturais vêm sofrendo processos de continuidade e descontinuidade de programas e de instituições. A história da Política Cultural no Brasil pode ser analisada através de cinco momentos históricos. Considerando os diferentes períodos da história apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos respectivos eventos ou circunstâncias, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Era Vargas (1930-1945)

2. De Dutra ao Golpe Militar (1945-1964)

3. Regime Militar (1964-1985)

4. De Sarney a Itamar Franco (1985-1994)

5. De FHC a Lula (1995-2009)


Coluna II

( ) Criação da Fundação Nacional de Arte (Funarte), como instrumento para que o governo pudesse cumprir sua função de criar condições para o povo exercitar sua vocação artística, sem intervir na arte.

( ) Profissionalização da figura do intermediário e estímulo à integração de setores como as artes, o patrimônio e a cultura popular, como mercado cultural.

( ) A cultura passou a ter maior visibilidade, com a organização de movimentos populares. Foi criado o Ministério da Cultura.

( ) Institucionalização de formas modernas de administração cultural, redefinição de conteúdos culturais que se constituíram como alicerce para a chamada “verdadeira revolução na relação do poder público com a cultura”.

( ) Havia duas concepções de cultura popular: a dos folcloristas e dos cepecistas. A visão dos folcloristas estava associada à tradição, e a visão dos cepecistas estava relacionada à transformação.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • - Funarte criada em 1975 com objetivo de produzir e capacitar artistas e artes ao povo.

    - Ministério da Cultura foi criado no governo Sarney.

    - Centro Popular de Cultura (CPC), seus integrantes eram conhecidos como cepecistas. Foi criado em 1962 por intelectuais de esquerda com objetivo de criar arte popular revolucionária. Contrapunha-se aos Folcloristas que eram tradicionalistas na cultura. 

    GAB: C