SóProvas


ID
2824321
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os paralelos 15° e 20°  havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: "Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."

Tais palavras, que prenunciam a instalação da nova capital brasileira no Planalto Central, foram proferidas por 

Alternativas
Comentários
  • Então, quando Brasília começou a ser construída, sua primeira edificação religiosa foi Ermida, uma espécie de Capela, em homenagem a Dom Bosco.

    Entre os paralelos 15 e 20 havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então uma voz disse repetidamente: quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível!
    Itália, 30 de Agosto de 1883″ é o que diz a profecia. Ao escolherem o local para construção de Brasília, consideraram que ela seria a “terra prometida” da visão do padre.

  •  a) Hipólito José da Costa -  jornalista, patrono da Imprensa do Brasil - criador do Correio Braziliense em Londres, no século XIX. 

     

     b) José Bonifácio de Andrada e Silva - Foi o que sugeriu o nome "Brasília". 

    "A proposta constitucional (aditamento à Constituição portuguesa, referente ao Brasil) chegou a ser publicada anonimamente, em 1822, possivelmente por um desses constituintes, sugerindo inclusive o nome da cidade:  "No centro do Brazil, entre as nascentes dos rios confluentes do Paraguay e Amazonas, fundar-se-ha a capital deste reino, com a denominação — Brasília — ou qualquer outra"."

     

     c) Luís Cruls: "A Comissão Exploradora do Planalto Central, composta por 21 pessoas e chefiada pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls – conhecida como Missão Cruls –, demarcou uma área de 14.400 Km², considerada adequada para a futura capital, que ficou conhecida como “Quadrilátero Cruls”."

     

     d) Dom Bosco: descrito na questão

     

     e) Francisco Adolfo de Varnhagen: " O último e mais importante artigo de sua carreira foi A questão da capital: marítima ou no interior, onde Adolfo de Varnhagen descreve com detalhes a expedição pelo interior do país à procura do local exato, em um o árduo percurso pelo sertão do Goiás até a chegada à “Futura capital da União Brasílica, triângulo formado pelas lagoas Formosas, Feia e Mestre d’Armas”, em 1877. "

  • Ainda acho que esse sonho de Dom Bosco não era sobre Brasília

  • Foi o sonho de Dom Bosco!

  • Famoso sonho de Dom Bosco, também por isso o padroeiro da capital.

  • Letra D Dom Bosco

    Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido, um sacerdote católico italiano, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho , ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina , vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15º e 20º , viu um local especial, onde nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria ‘’a terra prometida’’ e que seria ‘’uma riqueza inconcebível’’.

  • "Ele queria era falar com presidente pra ajudar toda essa gente que só faz.... sofreeeer"

  • Gabarito: D

  • D

    Data de 1883 o famoso sonho de Dom Bosco, que é associado a Brasília. Sacerdote católico

    italiano, ele sonhou que fazia uma viagem à América do Sul ..

  • Quem respondeu por causa da pizza clica no gostei!

  • Rodrigo Sousa, Brasília não se resume a isso não, se estivesse falando do congresso e do planalto estaria perfeito...

  • Em 1883, o sonho do Sacerdote católico italiano Dom Bosco, fazia referência a uma “terra prometida” de “uma riqueza inconcebível”. Esse local vislumbrado no famoso sonho é onde está localizada Brasília, erguida às margens do Lago Paranoá, por isso, Dom Bosco é o padroeiro da cidade, junto com Nossa Senhora Aparecida.

  • O famoso sonho de Dom Bosco!

  • Ermida dom bosco !!!

  • Para complementar: a Ermida Dom Bosco foi a primeira construção de Alvenaria da capital.

  • A parte "jorrará leite e mel" está acontecendo

  • Lembrei da Ermida Dom Bosco na hora, fui pelo sentido kkkkkkkk

  • A principio fique em duvida entre a letra B e D, mas depois lembrei da Ermida Dom Bosco, daíi ficou fácil.

  • Quem mora em bsb não pode errar essa, é só lembrar da orla do lago... Ermida Dom Bosco

  • Minha contribuição.

    História de Brasília

    O sonho de Dom Bosco

    Data de 1883 o famoso sonho de Dom Bosco, que é associado a Brasília. Sacerdote católico italiano, ele sonhou que fazia uma viagem à América do Sul - continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava na visão, apareceria ''a terra prometida'' e que seria ''uma riqueza inconcebível''.

    Obs.: Dom Bosco é o padroeiro da cidade, ao lado de Nossa Senhora Aparecida.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Dom Bosco.

  • Em 1883, na Itália, ocorre o famoso sonho do sacerdote Dom Bosco, que daria argumentos favoráveis à construção de Brasília no Planalto Central. As descrições deste sonho estão nas “Memórias Biográficas de Dom Bosco” e tem, no trecho apresentado a seguir, uma das suas mais importantes passagens – aquela que é identificada como a descrição de Brasília:

    Entre o grau 15 e 20, havia uma enseada bastante extensa, que partia de ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: - quando se vierem cavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”.

    Assim, observa-se que o sonho de Dom Bosco fala de uma terra prometida que estaria localizada entre os paralelos 15 e 20 (Brasília está localizada entre os paralelos 15 e 16).

    Por conta dos conhecimentos do religioso, muito provavelmente o santo tinha consciência de que estivesse se referindo às terras brasileiras, já que Dom Bosco pertencia à ordem religiosa dos salesianos, que, alguns dias antes do sonho considerado profético, teve alguns membros desembarcando em nosso país pela primeira vez – o que reforça a ideia de que o Brasil fazia parte dos pensamentos do santo naqueles dias.

    Resposta: D

  • Coitado do Dom Bosco, se ele soubesse o que Brasilia se tornaria!!! Rsrs

  • Hipólito José da Costa

    →Fundador do jornal Correios Brasiliense

    José Bonifácio de Andrada e Silva

    →propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes com o nome de “Brasília ou Petrópolis”.

    Luís Cruls

    →Astrônomo e Belga que chefiou Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil

    Dom Bosco (gabarito da questão)

    → sacerdote católico que sonho com a “terra prometida”.

    Francisco Adolfo de Varnhagen

    →defendeu a mudança da capital entre 1839 e 1877

    → neste mesmo ano fez visita ao local onde definiu o local mais apropriado para a construção: um triângulo formado pelas Lagoas Feias, Formosa e Mestre D’ Armas.

  • Gabarito: letra d.

    a) Errada. Hipólito José da Costa foi o criador do jornal Correio Braziliense. Afirmava que o Rio de Janeiro não oferecia a segurança necessária, assim seria importante interiorizar o Brasil. Aspectos defendidos por ele para interiorização: segurança, econômico, populacional e político.

    b) Errada. José Bonifácio sugeriu o nome Brasília.

    c) Errada. Luís Cruls comandou a Missão Cruls, que demarcou a área de 14.400 km² para ser a futura capital federal. Essa área ficou conhecida como o Quadrilátero Cruls. Hoje a área do DF é menor, com aproximadamente 6.000 km².

    d) Certa. O trecho destacado refere-se ao sonho de Dom Bosco, em 1883.

    e) Errada. Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro), um dos precursores da ideia de interiorização da capital do Brasil, defendeu, em 1877, que uma nova cidade fosse construída na região em que se situam as lagoas Feia, Formosa e Mestre D’Armas. Fez uma expedição em que visitou vários pontos do Planalto Central.

     

    Questão comentada pelo Prof. Rafael Valle

  • Luís Cruls:

    Astrônomo e Belga que chefiou Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil.

    Quadrilatero Cruls

    Francisco Adolfo de Varnhagen

    Realizou a visita (1839 e 1877) ao local onde definiu o local mais apropriado para a construção: um triângulo formado pelas Lagoas Feias, Formosa e Mestre D’ Armas.

    Artigo: A questão da capital: marítima ou no interior

  • 1883 -  Ano do famoso sonho de São João Bosco – Dom Bosco –, italiano fundador da Congregação dos Salesianos. Em seu sonho, ele viu o surgimento de uma nova civilização, entre os paralelos 15º e 20º do hemisfério sul, numa região onde se formava um lago. Brasília está localizada no mesmo espaço geográfico delimitado pelo sonho, erguida às margens do Lago Paranoá – por esse motivo, Dom Bosco é o padroeiro da cidade, ao lado de Nossa Senhora Aparecida. 

  • Muitos acreditam que santo italiano profetizou a construção de Brasília no século 19

     

    “Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: -Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”

    Tais palavras são consideradas por muitos como uma profecia da construção de Brasília. São o relato de um sonho de São João Bosco, santo italiano fundador da Congregação dos Salesianos. Elas aparecem no livro “Memórias Biográficas de São João Bosco”, escrito por seu assistente, padre Lemoyne.

    Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e que seria “uma riqueza inconcebível”.

    Setenta e sete anos depois do sonho, era inaugurada no Planalto Central brasileiro a cidade de Brasília, exatamente dentro do intervalo de coordenadas geográficas mencionado na visão de Dom Bosco e emoldurada pelo Lago Paranoá.

    http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not08.asp