SóProvas


ID
2826394
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Com o desenvolvimento de aplicações de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a representação de feições passou a considerar, além da geometria, as propriedades topológicas intrínsecas aos tipos de feições existentes.

Uma propriedade topológica empregada em aplicações de SIG é:

Alternativas
Comentários
  • A) a distância entre feições pontuais - propriedade geométrica

    B) a distância entre feições representadas por polígonos - propriedade geométrica

    C) a área de feições representadas por polígonos - propriedade geométrica

    D) a orientação de feições representadas por curvas - propriedade topológica

    E) o ângulo formado por duas feições representadas por curvas - propriedade geométrica

    Os dados geográficos possuem propriedades geométricas e topológicas.

    As propriedades geométricas são propriedades métricas. A partir de feições geométricas primitivas, tais como pontos, linhas e polígonos, os quais representam a geometria das entidades, são estabelecidos os relacionamentos métricos. Esses relacionamentos expressam a métrica das feições com referência a um sistema de coordenadas. De acordo com a geometria são estabelecidas algumas propriedades geométricas tais como, comprimento, sinuosidade e orientação para linha; perímetro e área da superfície para polígonos, volume para entidades tri-dimensionais, e forma e inclinação tanto para linhas quanto para polígonos.

    Já as propriedades topológicas (não-métricas) são baseadas nas posições relativas dos objetos no espaço como conectividade, orientação (de, para), adjacência e contenção.

    Alguns conceitos espaciais podem ser medidos tanto no domínio geométrico quanto no topológico. A proximidade, por exemplo, pode ser obtida tanto através de adjacência quanto da distância Euclideana.

    FONTE: http://www.dpi.inpe.br/cursos/ser300/Referencias/karla_tese.pdf

  • Tanto a distância entre pontos (alternativa A), quanto a distância entre polígonos (alternativa B) ou a área dos polígonos (alternativa C) são obtidos por meio de cálculos simples dentro do SIG, não necessitando de topologia para tal. O mesmo podemos dizer sobre o cálculo de ângulos das feições (alternativa E). Das alternativas mostradas, a única que é exclusivamente obtida por meio da topologia é a orientação das feições representadas por curvas (alternativa D).

    Alexandre Vastella - Estratégia