Gabdarito D de dedique-se!!
A. No tocante aos seus objetivos, tanto a Conjuração Baiana como a Conjuração Mineira eram radicais na defesa da abolição da escravatura. A conjuração/inconfidência mineira não pregava o fim da escravidão.
B. A Guerra dos Mascates uniu reinóis e mazombos no movimento de resistência dos comerciantes do Recife ao governo português, que proibiu o comércio de açúcar e escravos. Este foi um conflito local, entre os senhores de Olinda e Recife. Os comerciantes de Recife não queriam mais se sujeitar a câmara de Olinda, o que leva ao conflito. Em 1709 é criada a câmara de Recife e em 1711 as cidades são equiparadas, ponde-se um fim ao conflito.
C. As disputas econômicas e políticas de âmbito local, como as Revolta dos Beckman no Maranhão, significavam a reação contra o aumento dos impostos exigidos pela Coroa na extração do ouro. Não sei onde está o erro, sei que se tratava de luta contra a companhia do comércio. Vale pesquisar afundo.
D. O processo de luta pela independência da colônia começou a assumir os seus contornos a partir da Inconfidência Mineira, motivado por transformações políticas de caráter internacional, principalmente a difusão de ideias iluministas e a Revolução Americana.
E. Na base social da Inconfidência Mineira predominavam os escravos e os negros libertos, inspirados nos ideais da Revolução Francesa e no exemplo da rebelião negra de São Domingos, que reagiram contra a escravidão.