SóProvas


ID
2827186
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário do CREMESP foi solicitado a aumentar a velocidade de inicialização do Windows, considerada por ele muito lenta. Após fazer todos os ajustes possíveis que poderiam aumentar a velocidade de inicialização do Windows, pouca melhora foi notada. Então, o funcionário sugeriu a compra de um novo dispositivo de armazenamento para onde seria transferida a instalação do Windows, atualmente instalado em um disco rígido. Segundo o funcionário, este novo dispositivo permitirá que o Windows inicie até cerca de 10 vezes mais rápido. Trata-se de um

Alternativas
Comentários
  • O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).

  • SSD vs HD: entenda a diferença https://www.youtube.com/watch?v=YT_ba7W2mx4


  • O que é SSD?
    https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-SSD/
  • Complementando os colegas:


    I) HD

     (hard disk, em português disco rígido) é uma parte física e integrante dos computadores e notebooks responsável pelo armazenamento de dados. Sua memória é não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos caso o aparelho seja desligado. Todos os dados são gravados em discos 


    II) SSD 

    Sua construção é baseada em um circuito integrado semicondutor, feito em um único bloco. Diferentemente do HD convencional, onde o armazenamento é feito em discos magnéticos, ou como os CDs e DVDs, que funcionam com leitura ótica, os SSD podem utilizar a memória RAM, memória flash (como nos cartões SD das câmeras fotográficas) ou o próprio semicondutor.


    III) vantagens do SSD em relação aos HDs:

    por não possuírem componentes eletromecânicos para a leitura dos arquivos, ele se torna completamente silencioso. Isso também facilita o acesso aos dados, algo primordial para quem precisa de velocidade (ao contrário dos discos rígidos, no qual 'braço' mecânico de leitura precisa ir de uma ponta a outra do disco para ler alguma informação, o SSD tem tudo à mão). Ele também esquenta menos e consome menos energia. Porém, a capacidade de armazenamento é bem menor que a dos HDs usados nos desktops, e seu custo final para o usuário é bem maior.


    https://www.formacriativa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=338:qual-a-diferenca-entre-hd-e-ssd&catid=45:noticias&Itemid=111


    #Nãodesista!

  • Se ele comprou da marca Samsung sim, mas se esse funcionário comprou da marca Kingston, caberia um recurso aí, pq o SSD da Kingston é uma porcaria kkkk

  • SSD (Disco de Estado Sólido) – Trata-se uma Flash Memory de alta capacidade de armazenamento, que tem substituído os HDs, por ter um acesso mais rápido

  • Resposta: C

    O SSD (solid-state drive) é mais rápido e mais resistente que o HDD.

    É considerado como uma memória não volátil, possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, que é responsável pelo armazenamento. É uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD).

  • O SSD, por ser um tipo de memória flash (a mesma usada em pendrives), tem acesso quase instantâneo a qualquer parte do chip, não importando muito se o arquivo está fragmentado ou não.

  • gab:C

  • HDD:

    Disco magnético

    Armazenamento em setores e trilhas.

    Leitura e gravação por braço mecânico.

    Emitem ruído.

    Mais pesados.

    Maior consumo de energia.

    Menor desempenho.

    Mais baratos.

    SSD:

    Circuitos integrados

    Armazenamento em células

    Leitura e gravação nas memórias flash.

    Sem ruído.

    Mais leves.

    Menor consumo de energia.

    Maior desempenho.

    Mais caros.

  • A - Errada: a tecnologia de DVD já é antiga, e unidades que leem e gravam este tipo de mídia não são de altíssima velocidade. Além disto, uma mídia deste tipo armazena no máximo 8,5 GB, capacidade insuficiente para substituir uma unidade de disco: a maioria de unidades deste tipo usadas atualmente armazenam algo em torno de 500 GB.

     

    B - Errada: no contexto da informática a sigla MDD não se refere a nenhuma unidade de armazenamento.

     

    C - Certa: dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho.

     

    D - ErradaHDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD, é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Permite armazenar dados, apagá-los e pode ser regravado inúmeras vezes; atualmente, há unidades com capacidade próxima de 5 TB. Possui motores para fazer os discos girarem e para posicionar cabeças de leitura e gravação nos locais onde dados devem ser lidos ou gravados e, por isto, utiliza partes móveis.

     

    E - Errada: no contexto da informática a sigla MDD não se refere a nenhuma unidade de armazenamento.

  • Questão de 2016 tratando de SSD, impressionante!