-
I. No início das manifestações barrocas, o Brasil vivia na fase da exploração do ouro (CANA DE AÇUCAR), razão pela qual os principais centros urbanos estavam localizados nas regiões ricas em ouro.
II. Como a vida econômica da colônia estava concentrada no Nordeste, explica ser essa a região onde se encontravam os principais artistas e escritores, inclusive por Salvador ser a Capital do Brasil de 1549 até 1763.
(O BARROCO FOI CHAMADO DE ESCOLA BAIANA PORQUE CENTROU-SE NA BAHIA )
III. O olhar crítico de Gregório de Matos revela os aspectos negativos da vida na Bahia e em Minas Gerais nos fins do século XVII. Denuncia com irreverência, a corrupção econômica dos políticos e a corrupção moral dos padres e das freiras. (POESIA SATÍRICA)
-
Fiquei na dúvida quando se diz os principais artistas em baianos (Gregório de Matos), uma vez que Aleijadinho - MG e Valentim da Fonseca - RJ
-
RESOLUÇÃO: Na verdade, no início do Barroco, o Brasil vivia a época da cana de açúcar e não a época do ouro. Tal época veio um pouco depois, no século XVII, e, então, iniciou-se o barroco na arte. Por isso, nas obras barrocas é tão comum a presença do ouro. Sendo assim, encontra-se o erro da assertiva I.
Resposta: B
-
Primeiramente, lembre-se de que a produção poética de Gregório de Matos pode ser dividida em três linhas, sendo elas:
A Poesia Satírica constitui uma crítica à sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima. Sua linguagem é livre, espontânea e às vezes agressiva. Da crítica ferina, não escapa ninguém: a corte, clero, colonos, os lusos que vinham para o Brasil e aqui enriqueciam, todos eram ridicularizados, como nessa "sátira aos sebastianistas".
A Poesia Lírica Amorosa expressa o idealismo amoroso revelando uma sensualidade ora grosseira, ora de rara fineza, como no soneto dedicado a Maria dos Povos.
A poesia religiosa é sempre a poesia do pecador que se ajoelha diante de Deus, com um forte sentido de culpa, como no “Soneto a Nosso Senhor”.
Resposta: C