SóProvas


ID
2828224
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Vigilância Epidemiológica desencadeia suas atividades a partir da ocorrência de um evento sanitário de caso suspeito ou confirmado de doença sob vigilância. São fontes de dados para a suspeição de casos de Doenças de Notificação Compulsória, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    Fontes de Dados

    Notificação compulsória de doenças -é uma das principais fontes da Vigilância Epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação – decisão – ação. A lista nacional das doenças de notificação vigente encontra-se neste Guia. Sua seleção baseia-se na magnitude (medida pela frequência), potencial de disseminação, transcendência (medida pela letalidade, severidade, relevância social e econômica), vulnerabilidade (existência de instrumentos de prevenção), compromissos internacionais de erradicação, eliminação ou controle, epidemias, surtos e agravos inusitados – critérios que são observados e analisados em conjunto:

    ==>Resultados de exames laboratoriais;

    ==>Declarações de óbitos;

    ==>Maternidades (nascidos vivos);

    ==>Hospitais e ambulatórios;

    ==>Investigações epidemiológicas;

    ==>Estudos epidemiológicos especiais;

    ==>Sistemas sentinela;

    ==>Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

    ==>Imprensa e população,

    ==>dentre outros.


    Referência:

    Doenças infecciosas e parasitárias : aspectos clínicos, de vigilãncia epidemiológica e de controle - guia de bolso / elaborado por Gerson Oliveira Pena [et al]. - Brasília : Ministério da Saúde : Fundação Nacional de Saúde, 1998.