SóProvas


ID
2828698
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto de segmentação lógica de redes utilizando VLANs, especificamente com o protocolo 802.1q, diversas terminologias são comumente empregadas, tais como o de VLAN nativa e o de VLAN padrão. Em relação a esse cenário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • VLAN padrão

    Todas as portas de switch se tornam parte da VLAN padrão após a primeira inicialização de um switch com a configuração padrão. As portas de switch que participam na VLAN padrão são parte do mesmo domínio de broadcast. Isso permite que qualquer dispositivo conectado a qualquer porta de switch se comunique com outros dispositivos em outras portas de switch. A VLAN padrão para os switches Cisco é VLAN 1. Na figura, o comando show vlan brief foi emitido em um switch que executa a configuração padrão. Observe que todas as portas são atribuídas à VLAN 1 por padrão.

    A VLAN 1 tem todos os recursos de qualquer VLAN, mas não pode ser renomeada ou excluída. Por padrão, todo o tráfego de controle de Camada 2 é associado à VLAN 1.

    VLAN nativa

    Uma VLAN nativa é atribuída a uma porta de tronco 802.1Q. As portas de tronco são os links entre os switches que oferecem suporte à transmissão de tráfego associada a mais de uma VLAN. Uma porta de tronco 802.1Q suporta o tráfego que vêm de muitas VLANs (tráfego marcado), assim como o tráfego que não vem de uma VLAN (tráfego não marcado). Tráfego marcado refere-se ao tráfego que tem uma marca (tag) de 4 bytes inserida no cabeçalho do quadro Ethernet original, especificando a VLAN à qual o quadro pertence. A porta de tronco 802.1Q coloca o tráfego não marcado na VLAN nativa, que é a VLAN 1 por padrão.

    As VLANs nativas são definidas na especificação IEEE 802.1Q para manter a compatibilidade com versões anteriores do tráfego sem marcação comum nos cenários de LAN legada. Uma VLAN nativa serve como um identificador comum em extremidades opostas de um link de tronco.

    É recomendável configurar a VLAN nativa como uma VLAN não utilizada, distinta da VLAN 1 e de outras VLANs. Na verdade, é comum dedicar uma VLAN fixa para atender à função de VLAN nativa para todas as portas de tronco no domínio comutado.
     

    Fonte: https://plus.google.com/+LUISMANUELHORCAJADAOLIVA/posts/W1QGYJeyomT

  • quem não conhecia esse conceito e não viu em nenhum livro de redes como eu dá um like aeee

  • quando uma porta trunk recebe um quadro sem uma tag VLAN, esse quadro é associado a VLAN nativa configurada nessa mesma porta.