FHRP(first hop redundancy protocols), são protocolos que proveem redundância de gateway fazendo com que o gateway seja “protegido” por dois ou mais roteadores, que irão prover um backup para o mesmo, sendo assim, em caso de uma falha do roteador ou até mesmo da interface que o liga a rede, o backup irá assumir esse endereço.
HSRP Utiliza um ip virtual que deve ser configurado em todos os roteadores que estão no mesmo grupo HSRP. Um roteador é eleito para atuar como ativo na rede, que fica no estado de “active”, e mais um como backup que fica no estado de “standby”. O roteador ativo irá agir como o gateway usando o ip virtual definido na configuração e irá responder as solicitações ARP request dos computadores pertencentes a esse domínio. Em caso de falha do ativo, o “standby” assume o ip virtual e envia as solicitações ARP com esse mesmo MAC. Lembrando que HSRP não é um protocolo de roteamento e não afeta na tabela de roteamento.
VRRP Funciona de uma forma muito semelhante, os pacotes hello também são enviados via multicast. Pode ser implementado em qualquer equipamento que suporte esse protocolo. Provê um endereço de gateway redundante de um grupo de roteadores, mas nesse caso o roteador ativo é chamado de “Master”, enquanto os outros permanecem como backup. O VRRP possui timers menores do que o HSRP, ou seja, em caso de falha no “master”, o “backup” assume de modo relativamente mais rápido que no caso do HSRP.
https://community.cisco.com/t5/documentos-de-routing-switching/compara%C3%A7%C3%A3o-entre-hsrp-e-vrrp/ta-p/3122078