-
Não entendi lhufas. Se alguém puder explicar, agradeço.
-
A coerência semântica do discurso é obtida através da tematização e da figurativização. Na tematização, os valores do texto são organizados por meio da recorrência de traços semânticos que se repetem no discurso e o tornam coerente; já na figurativização, os temas são concretizados em figuras que lhes atribuem traços de revestimento sensorial.
-
Os textos figurativos criam um efeito de realidade, pois constroem um simulacro da realidade, representando-a, dessa forma, o mundo; os textos temáticos procuram explicar a realidade, classificam e ordenam a realidade significante, estabelecendo relações e dependências. Os discursos figurativos têm uma função descritiva ou representativa, enquanto os temáticos têm uma função predicativa ou interpretativa. (FIORIN, 2008, p. 91).
Nesse sentido, o editorial é um gênero mais temático que a notícia, pois busca explicar determinada realidade a fim de convencer o leitor, enquanto a notícia objetiva relatar fatos.
Gab. A
-
Figurativo = descreve a realidade
Temático = interpreta os fatos
-
Considera as explicações dos colegas
Editorial = mais temático
Notícia e Reportagem = mais figurativos
-
"A figurativização é o processo de representação de uma realidade sob o aspecto de figuras, que são os conteúdos de sistemas de representações que têm correspondência semântica com o mundo natural. A figura não tem significação própria, pois, se tratada como conceitos isolados, teremos a produção de ideias vagas e múltiplas já que o “seu sentido nasce do encadeamento com outras figuras, como se sabe, num texto, tudo é relação.” (FIORIN; SAVIOLI, 2003, p. 79)"
"A tematização expressa elementos abstratos buscando explicar a realidade e representar o mundo através de um revestimento conceitual. Os temas organizam, categorizam e ordenam a realidade significante de modo a permitir sua interpretação. "
Fonte: UMA LEITURA TEMA TICO-FIGURATIVA DE CANTOS DE LÚCIFER, DE JOSE ALCIDES PINTO