Dentre as diversas ações de difusão, podem-se citar apresentações de orquestras, bandas, corais, apresentações solo e de conjuntos camerísticos em teatros e espaços abertos, propícios à circulação. Muitas vezes tais concertos são reunidos em projetos com recortes curatoriais específicos, sejam históricos, biográficos, estéticos ou segundo o tipo de formação — quartetos de cordas, quintetos de metais, duos de canto e piano, etc.
Relacione, corretamente, os tipos de recorte curatorial com as respectivas ações de difusão, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Difusão com proposta curatorial de cunho didático
2. Difusão com curadoria voltada para o público infantil
3. Difusão com recortes curatoriais diversos
4. Difusão com curadoria calcada na pesquisa estética e experimental
( ) Em 1992 o Sesc (SP) recebeu, como parte das ações do Centro Experimental de Música – CEM –, o educador musical canadense Murray Schaffer, idealizador da proposta inovadora de uma paisagem sonora, para falar de seu livro O Ouvido Pensante, hoje bibliografia obrigatória em qualquer licenciatura em música do País.
( ) Com cerca de 1000 m2 , sua área é ocupada por uma instalação lúdico-pedagógica chamada Orquestra Mágica. Trata-se de um parque lúdico formado por instrumentos musicais gigantes e funcionais, todos afinados em escala pentatônica, possibilitando criações polifônicas em execuções simultâneas, mesmo quando não intencionais.
( ) Pequenas montagens e bate-papos,
apresentações condensadas de A Flauta
Mágica, Carmen, As Bodas de Fígaro,
projetos dedicados a apresentações
isoladas de árias do repertório operístico,
além dos projetos como Pocket Ópera, do
Sesc Ipiranga, o Dicionário de Ópera, do
Sesc Araraquara, Ópera e Outros Cantos,
do Sesc Ribeirão Preto e Conhecendo
Ópera, do Sesc Vila Mariana.