SóProvas


ID
2830060
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca dos firewalls, do IDS (Intrusion Detection System) e da VPN, julgue o item que se segue.


A VPN, por ser considerada como o tipo de rede mais seguro, não permite criar conexões privadas com a rede pública.

Alternativas
Comentários
  • VPN

    O que faz?
        Cria uma rede que é privada, mas virtual. A rede é fisicamente pública, embora virtualmente privada.
        O uso do IPSec no modo túnel para fornecer autenticação, integridade e privacidade.     Forouzan

     

     

    Errada

  • VPN (Virtual Private Network) significa Rede Privada Virtual. Trata-se de uma rede de acesso restrito de uma organização que utiliza uma rede pública (internet) para transmitir seus dados de forma criptografada. (Casa do Concurseiro).

  •  O uso de Redes Privadas Virtuais representa uma alternativa interessante na racionalização dos custos de redes corporativas oferecendo "confidencialidade" e integridade no transporte de informações através de redes públicas.

             A ideia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.

             A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.

             Outro serviço oferecido pelas VPNs é a conexão entre corporações (Extranets) através da Internet, além de possibilitar conexões dial-up criptografadas que podem ser muito úteis para usuários móveis ou remotos, bem como filiais distantes de uma empresa.

             Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos. Outro fator que simplifica a operacionalização da WAN é que a conexão LAN-Internet-LAN fica parcialmente a cargo dos provedores de acesso.

    Aplicações para redes privadas virtuais

    - ACESSO REMOTO VIA INTERNET 

             O acesso remoto a redes corporativas através da Internet pode ser viabilizado com a VPN através da ligação local a algum provedor de acesso (Internet Service Provider - ISP). A estação remota disca para o provedor de acesso, conectando-se à Internet e o software de VPN cria uma rede virtual privada entre o usuário remoto e o servidor de VPN corporativo através da Internet.

    Fonte:https://www.gta.ufrj.br/grad/00_1/pedro/vpns.htm

  • Gabarito: Errado.

    É justamente isso que uma VPN faz.

    É uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede pública, a internet. Ela é virtual, isto é, não requer linhas dedicadas ou circuitos alugados para interconectar redes; é privada, portanto permite o uso exclusivo de uma instituição/empresa. Possui tecnologia que garante que a comunicação entre qualquer par de computadores permaneça oculta ou isolada de estranhos; e usa o conceito de tunelamento para o envio dos pacotes (com o uso de criptografia e isolamento de tráfego num meio compartilhado conseguimos o tunelamento).

  • Retificando:

    A VPN, por ser considerada como o tipo de rede mais seguro, permite criar conexões privadas com a rede pública.

  • Gab E. É justamente o contrário, a VPN permite criar conexões privadas virtuais através de infraestruturas físicas.

    Abs.

  • VPN - Virtual Private Network

    ➥ Do Português - Rede privada virtual - é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros.

    ➥ Em outras palavras, trata-se de uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública.

    • É uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a Internet.

    Ao invés de realizar esse procedimento por meio de links dedicados ou redes de pacotes, como Frame Relay e X.25, utiliza-se a infraestrutura da internet para conectar redes distantes e remotas.

    [...]

    MODO DE ATIVAÇÃO:

    ➥ Ela utiliza a Internet para se conectar a uma determinada localidade e assim poder usar seus serviços.

    ➥ É necessário ter pelo menos dois computadores conectados à internet, além de um programa de gerenciamento de rede VPN instalado em cada máquina.

    [...]

    Como funciona o envio dos dados pela VPN?

    ➥ Para enviar os dados, o programa criptografa e encapsula as informações, além de adicionar o número de IP da máquina remetente para que o computador de destino possa identificar quem enviou os dados. Por meio do sistema de tunelamento, os dados percorrem o caminho até chegar à máquina receptora que identifica imediatamente as informações de IP que foram enviadas pela máquina remetente. Após isso, o processo inverso é realizado, com a "descriptografação" e armazenamento dos dados no computador de destino.

    [...]

    ► CARACTERÍSTICAS:

    • Utiliza criptografia nas informações e nas comunicações entre hosts;
    • Utiliza sistema de tunelamento para envio dos dados. (IPSec - IPSecurity Protocol)

    ➥ Ou seja, por meio da criptografia nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidencialidade dos dados que trafegam pela rede. E, por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados.

    [...]

    VANTAGENS

    É bem mais barata que os links dedicados;

    Permite acesso remoto a recursos de uma rede local;

    Escalabilidade e Flexibilidade;

    Garante a privacidade.

    Mas atenção!

    O nível de custo-benefício das redes VPN em comparação com os links dedicados aumenta à medida que as distâncias entre as conexões também aumentam.

    [...]

    DESVANTAGENS

    Não disponibiliza um alto nível de confiabilidade e segurança;

    Depende da velocidade da Internet disponível;

    Ocasiona perda de desempenho;

    Falha no envio local.

    [...]

    QUESTÃO PRA FIXAR!

    Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. CERTO ☑

    • Alguns softwares de VPN : NordVPN, SurfsharkRusVPN, Cyberghost VPN.

    [...]

    ____________

    Fontes: Wikipédia; Canaltech; Questões da CESPE; Colegas do QC; Professor do Projetos Missão; Techtudo.

  • SIMPLIFICANDO:

    VPN site-to-site refere-se a um canal de comunicação criptografado entre 2 dispositivos (gateways).

    Gateway (ponte estreita) é um software ou hardware que permite realizar a conexão entre duas redes diferentes.

  • VPN (Virtual Private Network)

    Rede PRIVADA construída sobre uma infraestrutura de uma rede PÚBLICA (internet). Usa a tecnologia de TUNELAMENTO e CRIPTOGRAFIA afim de garantir a CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE e AUTENTICIDADE. Tem um BAIXO CUSTO por não precisar de links dedicados de longa distância

  • Direção Concursos, comentem esses simulados, pfv.