-
A curva de experiência ABC, também chamada de análise de Pareto ou regra 80/20, é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Foi desenvolvido pelo consultor de qualidade romeno-americano Joseph Moses Juran, que verificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome "Pareto" é uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em um estudo observou que 80% das riquezas são concentradas nas mãos de 20% da população, sendo que boa parte do entendimento da curva ABC se deve a esse estudo de Pareto.
Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):
de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);
de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).
Os parâmetros acima não são uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organização para organização nos percentuais descritos.A definição das classes A, B e C obedece apenas a critérios de bom senso e conveniência dos controles a serem estabelecidos e é definida pelo gestor.
Errado!
-
Valores de Demanda
A 80%
B 15%
C 5%
-
ERRADO
O valor mencionado se refere à classe A.
-
Gab: ERRADO
A = 80% do valor financeiro - 20% do estoque - Maior / Menor
B = 15% do valor financeiro - 30% do estoque - Médio / Médio
C = 5% do valor financeiro - 50% do estoque - Menor / Maior
Ou seja, o que corresponde à 75% é a classe A. Lembrando que esses valores não são regras, as bancas colocam vários. Portanto, você deve saber que a classe A é de maior importância financeira e menor no estoque, a classe B média importância financeira e média no estoque e a classe C é a menor importância financeira e a maior no estoque!
Fonte: Material Renato Fenili.
-
Os materiais da classe C correspondem a 75% do valor de demanda. Resposta: Errado.
Vamos tomar cuidado para não confundir na questão o valor financeiro com a demanda do estoque. Ótimo comentário da Latanne Cristina
-
GABARITO: ERRADO
A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa. Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a sequência dos itens e sua classificação ABC, disso resulta imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativa, conforme a importância dos itens.
A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais nas empresas.
Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:
Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.
Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entre as classes A e C.
Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.
-
Essa metodologia é utilizada por Dixie, os inténs A correspodem a 8% do iténs de estoque e a 75% do valor do estoque, os iténs B representam 25% do estoque porém só 20% do estoque, e por ultimo os iténs C embora representasse 67% de te todos os iténs correspodiam tão somente a 5% do valor do seu estoqu
FONTE GRAN CURSOS PROFESSOR BRUNO EDUARDO
-
Errado
Classe C--> é composto por itens de baixo valor de demanda(5%), mas em grande quantidade no estoque (50%)