SóProvas


ID
2830501
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Dados os resultados constantes no Relatório de Fiscalização encaminhado a esta Comissão de Controle e Fiscalização, recomenda-se a realização de supervisão técnica junto à entidade fiscalizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO!

  • GABARITO: CERTO


    Quem recomenda, recomenda algo a alguém (Por isso está correta crase em "à entidade fiscalizada.")

  • GABARITO: CERTO


    Quem recomenda, recomenda algo alguém (Por isso está correta crase em "à entidade fiscalizada.")


  • "Dados os resultados constantes no Relatório de Fiscalização encaminhado a esta Comissão de Controle e Fiscalização, recomenda-se a realização de supervisão técnica junto à entidade fiscalizada." Não seria "...à esta Comissão de Controle e Fiscalização,..."??????

  • Dados os resultados constantes no Relatório de Fiscalização encaminhado a esta (correto> é proibido crase diante de pronomes demonstrativos) Comissão de Controle e Fiscalização, recomenda-se (algo a alguém) a realização de supervisão técnica junto à entidade fiscalizada.

    O que me derrubou foi essa palavra 'junto' por não saber identificar o que ela é sinteticamente e se ela pedia 'preposição' na frase.

    Junto a > Locução prepositiva. A locução prepositiva é composta de dois ou mais vocábulos, sendo o último deles uma preposição simples (ex.: ao lado de, de acordo com, frente a). Sua função é a mesma da preposição. Só nos interessam agora as locuções que acabam na preposição a, pois estas exigem o a craseado quando se ligam a um substantivo feminino determinado.

    Ex.: O governador logrou êxito junto às autoridades federais para que fossem liberadas outras linhas de crédito.

    O uso de junto a em frases desse tipo (e outras como: solicitar providências junto a, conseguir/obter/acertar/fazer pedidos junto a alguém) é condenado por puristas. Contudo, não há como negar a sua frequência em artigos de jornais, revistas e correspondência em geral. Estritamente falando, junto a significa apenas “perto, próximo, ao lado”, por exemplo: Encostou o carro junto à calçada.

    Obs.: Como são relativamente poucas as locuções que se enquadram nesta categoria, pode-se memorizá-las para evitar os condenáveis erros de crase

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,


    "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas."


    Com base na citação apresentada e na análise realizada, verificamos que o texto presente na questão atende ao uso da norma padrão, pois ele é claro, conciso, coerente. Além disso, todas as palavras, as acentuações (inclusive o acento grave em "junto à entidade"), as concordâncias, a pontuação, bem como o pronome apassivador em "recomenda-se", foram empregados corretamente.


    Gabarito do professor: CERTO.