SóProvas


ID
2830564
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O número de pessoas que sofrem com a fome na América Latina e no Caribe aumentou em 2,4 milhões de 2015 a 2016, alcançando um total de 42,5 milhões de pessoas, segundo relatório das Nações Unidas, que alertou para uma deterioração da situação, especialmente na América do Sul. 

Internet: https://nacoesunidas.org/

Tendo o texto acima e a situação por ele apontada como referência inicial, julgue o item que se segue.

No contexto latino-americano, embora a fome tenha se agravado na América do Sul, é na sub-região do Caribe que o fenômeno atinge as maiores parcelas da população.

Alternativas
Comentários
  • Em 2013, a fome afetava 39,1 milhões de latino-americanos e caribenhos (6,3% da população regional). Em 2015, esse número subiu para 40,1 milhões (6,3%) e, em 2016, alcançou 42,5 milhões, ou 6,6% da população regional. Na América do Sul, a fome passou de 5% em 2015 para 5,6% em 2016, o que representa a maior parte do aumento da fome na região.

    Certo.


    https://nacoesunidas.org/fao-ve-alta-da-fome-na-america-latina-e-no-caribe-425-milhoes-estao-subnutridos/

  • Ué, o comando da questão deixa claro que a referência é o texto acima, e no texto acima não fala nada sobre sub-regiões do caribe

  • Países caribenhos: Antígua e Barbuda Aruba Baamas Barbados Cuba Domínica Granada Guadalupe Haiti Ilhas Caimão Ilhas Turcas e Caicos Ilhas Virgens Jamaica Martinica Porto Rico República Dominicana Santa Lúcia São Cristóvão e Neves São Vicente e Granadinas Trinidade e Tobago Fonte: http://lanic.utexas.edu/region/caribbean/indexpor.html
  • ''Ainda que a fome não tenha aumentando no Caribe, a sub-região segue tendo a maior prevalência de fome na região: 17,7%.''


    Fonte:https://nacoesunidas.org/fao-ve-alta-da-fome-na-america-latina-e-no-caribe-425-milhoes-estao-subnutridos/


  • CERTO

    A fome está aumentando na América Latina e no Caribe pela primeira vez na última década. Isso é inaceitável e todos os latino-americanos e caribenhos deveriam se sentir pessoalmente afetados por esse retrocesso”, disse o representante regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Julio Berdegué.

    https://nacoesunidas.org/fao-ve-alta-da-fome-na-america-latina-e-no-caribe-425-milhoes-estao-subnutridos/

  • O texto associado aborda a insegurança alimentar na América Latina e Caribe. Sobre o tema, julgamos a afirmativa. 

    A América Central é tradicional região de subdesenvolvimento, comprovado pelos valores ruins dos indicadores de qualidade de vida. Em sua subregião do Caribe, há países em situação gravíssima, como o Haiti, que abalado pela instabilidade política e frequentemente afetado por fenômenos naturais, ostenta o pior índice de desenvolvimento humano do continente. 


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO