SóProvas


ID
2830567
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O número de pessoas que sofrem com a fome na América Latina e no Caribe aumentou em 2,4 milhões de 2015 a 2016, alcançando um total de 42,5 milhões de pessoas, segundo relatório das Nações Unidas, que alertou para uma deterioração da situação, especialmente na América do Sul. 

Internet: https://nacoesunidas.org/

Tendo o texto acima e a situação por ele apontada como referência inicial, julgue o item que se segue.

As contrações da economia, com os consequentes ajustes realizados pelos governos, minam a capacidade dos países de manter as redes de proteção social aos mais pobres.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • Rede de Proteção Social buscou proporcionar uma melhor redistribuição da renda, a partir de uma atenção maior às pessoas mais carentes e às suas desigualdades no escopo de retirá-las da exclusão.

    Essas medidas sócio-políticas que visam combater a desigualdade social e a precariedade de vida, num prazo curto, têm capacidade de gerar melhorias também a médio e longo prazo, a medida que podem proporcionar que a pobreza seja passada a próxima geração num grau menor de miséria, conduzindo-se para uma evolução natural do capital humano.

    A ideia não está restrita ao Brasil, pois se alastra por todo o mundo, principalmente nos países menos desenvolvidos, como , , , , , dentre outros.

    O mais interessante desses programas está no seu caráter condicional. Para que haja a transferência de um benefício, o cidadão deve preencher certos requisitos, como, por exemplo, cuidar para que seus filhos não deixem de frequentar a escola. Assim é possível dar maior objetividade e direção a cada programa da rede.

    Fonte: wikipedia

  • “A contração econômica afeta o emprego e a renda das pessoas. Além disso, afeta as receitas fiscais, com os consequentes ajustes que reduzem a capacidade dos governos de manter sistemas de proteção às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade”, explicou [Julio] Berdegué [representante regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)].

    Fonte: Nações Unidas

  • O texto associado aborda a insegurança alimentar na América Latina e Caribe. Sobre o tema, julgamos a afirmativa. 
    As políticas econômicas da região, em geral são pensadas acompanhando preceitos defendidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que priorizam a estabilidade e a austeridade nas contas públicas, em detrimento do bem estar mínimo da população que depende da rede de proteção social mantida pelo Estado. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO