Gabarito B
Certificados A1 Os certificados A1 são aqueles cuja chave privada é gerada em um software, ficando armazenada em um computador ou programa de computador. Além disso, é possível (e recomendado) que o utilizador do certificado faça uma cópia de segurança do certificado.
Os dados são protegidos por meio de uma senha de acesso, sendo que apenas por meio dela é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada. A validade máxima do certificado A1 é de 1 ano.
Certificados A3 Os certificados A3 são gerados e armazenados em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. O titular do Certificado A3 é o único que pode usar a chave privada, de posse da sua senha de acesso.
Além disso, as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas, e também não é possível fazer cópia de segurança. A validade máxima do certificado A3 é de 3 anos.
Importante Os equipamentos utilizados para a geração e armazenamento da chave privada devem ser, obrigatoriamente, homologados pela ICP Brasil.
Certificados A4 Utiliza um Módulo de Segurança Criptográfico (HSM), cuja chave privada do certificado A4 é gerada e armazenada. Este tipo de certificado permite cópia de segurança para outro HSM.
Vale destacar que a segurança criptográfica do A4 é superior aos certificados A1 e A3, ou seja, o tamanho da chave é maior. Neste caso, o processo de validação da solicitação exige documento de identificação adicional.
Importante Os equipamentos utilizados para a geração e armazenamento da chave privada devem ser, obrigatoriamente, homologados pela ICP Brasil.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Análise da Questão - São certificados de Assinatura Digital que podem ser usados para confirmação da identidade na web, transações online, redes privadas virtuais, transações eletrônicas, correio eletrônico, cifração de chaves de sessão e assinatura de documentos com verificação da integridade de suas informações. Enquadram-se em tal categoria de certificados:
a) A1 e S1.
b) A1 e A4.
c) A4 e S4.
d) S1 e S2.
e) A3 e S4.
Justificativa: No Brasil, existem certificados do tipo A e do tipo S, sendo que ambos se dividem em quatro categorias: A1, A2, A3 e A4 ou S1, S2, S3 e S4. Os certificados do tipo A são utilizados para identificação de uma pessoa ou autenticação de documentos. Os do tipo S servem para a proteção de arquivos sigilosos ou de transações confidenciais.
Logo, basta identificar qual alternativa apresenta os certificados do tipo A.