SóProvas


ID
2831974
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Atualmente, os serviços de acesso à Internet passaram a ser considerados indispensáveis para garantir o bem-estar dos cidadãos, e pode-se dizer que a inclusão digital também se tornou um elemento determinante para o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas na região. ” (Documento Banda larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.


I. acesso universal à Internet tornou-se uma prioridade política para os países da América Latina e do Caribe, consoante com a Agenda 2030, a agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, cujos objetivos abordam as desigualdades do acesso à Internet.

II. As operadoras de serviços de internet móvel no Brasil têm introduzido inovações comerciais com planos de acesso diário pré-pagos e serviços com tarifa zero que se adaptam aos padrões de gastos dos grupos de baixa renda, o que garante o acesso universal à internet para toda a população.

III. Uma pesquisa sobre as práticas financeiras de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) apontou que, em 2011, gastos com telefonia celular, incluindo a aquisição de créditos pré-pago, estavam entre as quatro principais despesas dos domicílios pesquisados, junto com gasto com energia elétrica, gás e água.

IV. acesso à Internet começou a se massificar por volta de 1995. Já em 2005, metade da população dos países desenvolvidos estava conectada à rede. Todas as pesquisas são unânimes em apontar que há uma tendência de aumento de uso de computador de mesa e aumento de laptops (computadores portáteis).

Alternativas
Comentários
  • surfei agora

  • Gabarito d) II e IV são incorretas.

  • I. acesso universal à Internet tornou-se uma prioridade política para os países da América Latina e do Caribe, consoante com a Agenda 2030, a agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, cujos objetivos abordam as desigualdades do acesso à Internet.


    Assim, o acesso universal à Internet tornou-se uma prioridade política para os países da América Latina e do Caribe, consoante com a Agenda 2030, a agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, cujos objetivos abordam as desigualdades do acesso à Internet (fonte: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/Estudo%20Banda%20Larga%20no%20Brasil.pdf)



    II. As operadoras de serviços de internet móvel no Brasil têm introduzido inovações comerciais com planos de acesso diário pré-pagos e serviços com tarifa zero que se adaptam aos padrões de gastos dos grupos de baixa renda, o que garante o acesso universal à internet para toda a população


    e as operadoras de serviços têm introduzido inovações comerciais com planos de acesso diário pré-pagos e serviços com tarifa zero que se adaptam aos padrões de gastos dos grupos de baixa renda. Entretanto, o enfoque na conectividade móvel pode reduzir o espaço para oportunidades de política em outras áreas (fonte: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/Estudo%20Banda%20Larga%20no%20Brasil.pdf)


    Uma pesquisa sobre as práticas financeiras de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CAD-Único) apontou que, em 2011, gastos com telefonia celular, incluindo a aquisição de créditos pré-pago, estavam entre as quatro principais despesas dos domicílios pesquisados, junto com gasto com energia elétrica, gás e água (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS], 2012). (fonte: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_KIDS_ONLINE_2016_LivroEletronico.pdf


    IV.acesso à Internet começou a se massificar por volta de 1995. Já em 2005, metade da população dos países desenvolvidos estava conectada à rede. Todas as pesquisas são unânimes em apontar que há uma tendência de aumento de uso de computador de mesa e aumento de laptops (computadores portáteis). 


    O acesso à Internet começou a se massificar por volta de 1995. Já em 2005, metade da população dos países desenvolvidos estava conectada à rede. (fonte:https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/Estudo%20Banda%20Larga%20no%20Brasil.pdf)

  • Fiz por eliminação. veamos a II falar sobre garantir...é claro que não garante nada.  o item IV fala sobre aumento de laptops e comutadores de mesa quando na verdade hoje em dia sabemos que o que predomina é os celulares ... tem gente que tem internet apenas através do celular e ouso dizer que são muitos.

  • serviços com tarifa zero que se adaptam aos padrões de gastos dos grupos de baixa renda, nunca ouvi falar sobre isso no Brasil

  • Questão mau formulada,pede para você achar a alternativa incorreta, quando na verdade você tem que encontrar a alternativa que está correta, ou seja, indicando as questões erradas.