SóProvas


ID
2832646
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que diz respeito à aplicação da certificação ambiental denominada Regulamento Técnico de Qualidade para edifícios comerciais (RTQ-C), as duas metodologias possíveis de etiquetagem de um projeto são denominadas

Alternativas
Comentários
  • O Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) (BRASIL, 2009), lançado em fevereiro de 2009, incluiu SIMULAÇÃO como um de seus métodos de avaliação para a obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O outro método é o PRESCRITIVO, baseado em tabelas e equações, cuja grande parte foi também desenvolvida por simulação.


    Segundo Gonçalves e Almeida (1995), SIMULAÇÃO é um processo de emulação da realidade, quando vista sob a ótica do usuário. Um especialista que domina a fundo a simulação tende a vê-la como “modelos matemáticos detalhados para previsão de alguns aspectos do desempenho de edificações” (HAVES, 2004).


    Os parâmetros referenciais são baseados no MÉTODO PRESCRITIVO, que exige atualização constante, visando manter os níveis de eficiência no patamar desejado, em concordância com as inovações tecnológicas de seu tempo.

  • Antes de submeter a documentação ao OIA, o interessado pela obtenção da etiqueta de conformidade deve escolher entre dois métodos de avaliação da eficiência energética: o prescritivo ou o de simulação.

    O prescritivo é um método simplificado, que avalia as edificações por meio de equações e tabelas. Ele observa os requisitos e parâmetros estipulados pelo RTQ-C ou RTQ-R (regulamento para edifícios residenciais), avaliando os indicadores de consumo de energia e conforto térmico projetados para a edificação.

    Já o método da simulação compara os parâmetros da edificação proposta (nova ou retrofit) com um modelo de referência em eficiência energética. Essa simulação avalia o consumo de energia anual em função das variações climáticas e dos hábitos de uso. É mais flexível e permite a incorporação de novas tecnologias. Também dá mais liberdade ao projeto e aceita soluções não-previstas nos regulamentos técnicos.

    Eficiência energética: guia para etiquetagem de edifícios: volume 2. Brasília: MMA, 2015. 70 p.

    @cabide.concurseira

  • Há apenas dois métodos de classificação do nível de eficiência, seja ele de projeto ou de edificação construída: método prescritivo e método de simulação.

    Método prescritivo: através da aplicação de uma equação fornecida, válida para edifícios condicionados;

    Método de simulação: usando o método prescritivo e a simulação do desempenho termo-energético de edifícios condicionados e não-condicionados.