SóProvas


ID
2832649
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A certificação ambiental por meio do Regulamento Técnico de Qualidade para o nível de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas, conhecido como RTQ-C, pode apontar o nível de eficiência energética de um edifício. Sobre essas temáticas, analise as especificações apresentadas abaixo.


I As variáveis a serem consideradas para análise de eficiência envolvem a análise de geometria da envoltória, os sistemas de ar condicionado, os sistemas de iluminação e a potência instalada dos equipamentos do edifício.

II Para certificar a envoltória de uma edificação comercial, é preciso levar em consideração os ângulos de sombreamento de aberturas, o percentual de abertura da fachada, a absortância e a transmitância térmica.

III O percentual de sombreamento de aberturas, a quantidade de aberturas na fachada, o atraso térmico e a iluminação zenital são itens que compõem a análise de eficiência de uma envoltória.

IV Os níveis de eficiência energética de um edifício podem ir de A a E, e materiais utilizados na envoltória podem ser pré-requisitos para se alcançar determinadas etiquetas.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • 1.35 Envoltória (Env) Conjunto de planos que separam o ambiente interno do ambiente externo, tais como fachadas, empenas, cobertura, aberturas, assim como quaisquer elementos que os compõem. Não estão incluídos pisos, estejam eles ou não em contato com o solo. 

    3.2.1. Transmitância térmica

    3.2.2. Cores e absortância de superfícies

    3.2.3. Cálculo do FA e FF

    3.2.4. Percentual de Abertura na Fachada (PAF)

    3.2.5. Ângulos de sombreamento

    O presente RTQ especifica a classificação do nível de eficiência de edificações, dividida nesses três sistemas individuais, conforme as metodologias descritas nos itens correspondentes:  item 3: Envoltória  item 4. Sistema de Iluminação  item 5: Sistema de Condicionamento de Ar Todos os sistemas individuais têm níveis de eficiência que variam de A (mais eficiente) a E (menos eficiente).

    @cabide.concurseira

  • I As variáveis a serem consideradas para análise de eficiência envolvem a análise de geometria da envoltória, os sistemas de ar condicionado, os sistemas de iluminação e a potência instalada dos equipamentos do edifício. O RTQ-C fornece uma classificação de edifícios através da determinação da eficiência de três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar.

    II Para certificar a envoltória de uma edificação comercial, é preciso levar em consideração os ângulos de sombreamento de aberturas, o percentual de abertura da fachada, a absortância e a transmitância térmica.

    III O percentual de sombreamento de aberturas, a quantidade de aberturas na fachada, o atraso térmico e a iluminação zenital são itens que compõem a análise de eficiência de uma envoltória. São requisitos para análise a transmitância térmica; as cores e absortância de superfícies, o cálculo do FA (fator de altura) e FF (fator de forma); o percentual de abertura na fachada e os ângulos de sombreamento. Existe um pré-requisito específico para iluminação zenital mas ele está relacionado ao fator solar máximo do vidro ou do sistema para atender ao respectivo percentual de abertura zenital (PAZ)

    IV Os níveis de eficiência energética de um edifício podem ir de A a E, e materiais utilizados na envoltória podem ser pré-requisitos para se alcançar determinadas etiquetas. Correto. A transmitância térmica de um componente construtivo influencia diretamente no resultado da eficiência da envoltória, por exemplo.