GAB: B
TIPOS:
2.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos
Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.
2.1.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos-pesados
Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.
2.1.1.2 Andaimes suspensos, mecânicos-leves
Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.
Nota: Entende-se como carga de trabalho a somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.
2.1.2 Andaimes em balanço
Andaimes que se projetam para fora da construção são suportados por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalançamento no interior da construção, podendo ser fixos ou deslocáveis.
2.1.3 Andaimes simplesmente apoiados
Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixos ou deslocáveis horizontalmente.
Pessoal, para resolver a questão da VUNESP, precisaremos consultar as definições constantes na NBR 6494, que, como já vimos mais acima, trata sobre a segurança em andaimes.
De acordo com o item 2.1.1.1 desta norma, os andaimes suspensos, mecânico-pesados são andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m²) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.