Fonte: http://www.fractalinvestimentos.com.br/index.php?r=categoria/show&id=20
Ações são títulos de participação negociáveis, que representam parte do capital social de uma sociedade econômica, que confere ao seu possuidor o direito de participação nos resultados da mesma. Podem ser consideradas como um certificado ou título de proriedade, representativo das partes do capital social de uma sociedade econômica. O acionista é portanto, proprietário de uma parcela da empresa, correspondente ao número de ações que possui.
As ações podem ser classificadas em dois tipos:
Ordinárias (ON): oferecem direito a voto nas assembléias de acionistas, além de participação nos resultados da empresa. Ex: PETR3, CSAN3.
Preferenciais (PN): oferecem normalmente apenas participação nos resultados da empresa, dando a seus detentores prioridade na distribuição de dividendos. Ex: PETR4, VALE5.
Uma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações também chamadas simplesmente de "Papéis" , que seria uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa.
Fonte: Wikipédia
F