SóProvas


ID
2834068
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A lactase é uma enzima presente no intestino delgado que converte lactose em galactose e glicose. Algumas pessoas apresentam níveis baixos da enzima lactase e, por isso, podem ter dificuldade em digerir a lactose presente no leite. O diagnóstico dessa deficiência de lactase pode ser feito por meio de exames de sangue: são colhidas amostras de sangue e medidos os níveis de glicemia após 12 horas de jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de lactose dissolvida em água. Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). Em pacientes com níveis baixos de lactase, o aumento da glicemia nas duas dosagens após a ingestão de lactose é menor que 20 mg/dL. Considerando a deficiência de lactase e o teste descrito no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • muitos marcaram a D, o erro dela é na palavra "síntese", pois a lactose não é produzida pela enzima lactase, mas, sim, degradada

  • Células secretoras da parede do intestino delgado produzem muco e diversas enzimas que compõe o suco entérico, na qual sua função é completar a digestão iniciada pelas outras secreções, dentre as principais enzimas entéricas, estão a maltase, sacarose e a lactose. Se a dosagem glicemia estiver maior que 20 mg/dL, então a redução da lactose em galactose e glicose, por meio da lactase foi efetiva. Alternativa E.