-
Janelas adjacentes também reduzem
o ofuscamento, pela diminuição
do contraste entre janela e fundo, atra
vés da iluminação das paredes que as
contêm pela luz proveni
ente da janela adjacente.
FOnte: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.pgfa.ufmt.br/index.php/en/utilities/files/banco-de-dissertacoes-do-programa/101-carlos-eduardo-rondon/file
-
As janelas bay-window não são para aumentar a quantidade de luz no ambiente? E justamente por isso foram criadas em países de clima frio?
-
As janelas bay-window fornecem luz intensa na área que estão instaladas, elas não espalham luz em profundidade.
-
A afirmativa I é generalista demais, pois a penetração de luz em profundidade no ambiente não depende só do tipo de janela (bay window). O tamanho da bay window relacionado às dimensões do ambiente é que determinará a penetração de luz. Logo, faltou cuidado na afirmação e não pode ser considerada correta.
-
2.4.1.1 Janelas altas e janelas baixas
A principal diferença observada entre janelas altas e baixas é que enquanto que as baixas proporcionam iluminação próxima a elas as altas proporcionam maior profundidade na distribuição da luz natural em função da relação entre altura do piso e o limite superior da janela. As janelas altas proporcionam distribuição mais uniforme, por diminuírem os níveis de iluminância próximos a abertura e aumentar a reflexão interna das paredes que levam a luz para o fundo do ambiente. (CHIPS, 2006) (Figura 3 e Figura 4).
2.4.1.2 Janelas /largas/horizontais
Janelas largas e horizontais geralmente são usados em ambientes grandes e profundas. São geralmente integradas com a iluminação artificial quando se quer obter um melhor balanceamento entre a luz natural e a artificial. (GONÇALVES, 2011).
2.4.1.3 Janelas em paredes opostas
Ambientes com duas ou mais janelas são mais iluminadas comparando com as que possuem somente uma. Quando o espaço for profundo podemos complementar a iluminação unilateral com bilateral usando janelas localizados na parte superior de preferência das paredes, para melhoras a distribuição da luz a sua uniformidade em zonas menos iluminadas. (GONÇALVES et al., 2011, p. 162). (Figura 6).
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19932
-
I. Janelas tipo bay-window fornecem pouca penetração da luz em direção à profundidade do ambiente. As janelas bay-window estão associadas a necessidade dos países europeus em reter o máximo de sol possível (aumentando a superfície das janelas) devido a um clima diferente do nosso, mais frio e com menor luminosidade na abóboda.
II. Janelas em paredes adjacentes fornecem boa penetração da luz e também ajudam a reduzir problemas de ofuscamento. A iluminação bilateral tem melhor distribuição de luz e ofuscamento reduzido.
III. Janelas verticais fornecem melhor entrada da luz em profundidade do que janelas mais horizontais (considerando a mesma área de abertura). A penetração de luz natural aumenta com a altura da janela. Assim, sempre que possível, o teto deve ser posicionado mais alto de forma a permitir o posicionamento das janelas também mais alto.
IV. Várias janelas conseguem melhor distribuição de luz no ambiente do que uma única janela (considerando a mesma área de abertura). Janelas horizontais distribuem a luz mais uniformemente que janelas verticais, enquanto que janelas espalhadas distribuem melhor a luz que janelas concentradas em pequenas áreas.
Alguém consegue explicar o por que a alternativa I está correta e a IV errada? Essas justificativas foram retiradas dos livros Eficiência Energética na Arquitetura (Cap 5, p 157) e Iluminação Natural e Artificial - PROCEL (p 52).
-
acredito que a bay-window seja utilizada para aumentar o ganho térmico da edificação, e as questões relacionadas aos ganhos luminotécnicos ficam em segundo plano